Fotos: Nucri/TJRR
Na manhã desta terça-feira (19), o Comitê Estadual de Saúde de Roraima (CES/RR) assessorado pelo Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (Nat-Jus) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), promoveu uma reunião virtual com o Nat-Jus do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nat-Jus/TJAM) e a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU/RR), para alinhamento e troca de idéias entre os poderes.
A reunião teve como objetivo, compreender a estrutura do NatJus AM, que funciona com núcleos nas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e verificar a viabilidade e adoção de um modelo semelhante no âmbito da SESAU.
Segundo a secretária judiciária do Nat-Jus/TJAM, Luandy de Paula Maia, o Natjus em Manaus, tem como proposta atender as demandas judiciais para avaliar as informações técnicas da saúde do paciente, com prazo curto, para auxiliar no julgamento do Judiciário por meio da cooperação.
“A constituição dos NATs em Manaus é realizada por meio de acordo de cooperação técnica , firmado com os poderes executivos do estado e do município, a fim de prever os subsídios técnicos sobre a saúde do paciente, com o prazo de 5 à 10 dias, para que o judiciário julgue o tempo que o paciente pode esperar, qual a posição dele na fila de espera, qual o estado da saúde do paciente, entre outras demandas", reforçou.
Também estiveram presentes na reunião, a Secretária-adjunta da Sesau/RR, Adilma Rosa de Castro Lucena, o chefe do Setor de Gestão do NatJus do TJRR, João Henrique Correa Machado e a Assessora Médica do NatJus/TJRR, Karina Fioretti Josua.