A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça e o Hospital Sírio-Libanês
Fotos: Nucri TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio do Núcleo de Apoio Técnico Judiciário (NatJus), em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, realizou a 8ª Oficina Regional do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário.
A oficina teve como objetivo fornecer aos participantes conhecimentos e ferramentas para elaborar notas técnicas padronizadas e utilizar o sistema e-natjus, como explica o juiz coordenador do NatJus, Eduardo Alvares de Carvalho.
“Esse é um projeto pioneiro do CNJ em parceria com o Hospital Sírio-Libanês que possui o objetivo de qualificar os NatJus de todo o país com toda a expertise dos pesquisadores de um dos maiores centros de referência do Brasil. São oferecidas anualmente apenas 11 Oficinas para todos os Tribunais Estaduais e Federais e o TJRR foi contemplado com a oitava oficina.
A programação do evento incluiu palestras, dinâmicas e atividades práticas visando auxiliar magistrados e pareceristas na análise de ações judiciais no ramo da saúde, como explica a pesquisadora do Núcleo de avaliação de Tecnologia do Hospital Sírio Libanês (Nat-HSL) Roberta Borges Silva.
“As oficinas partem da ideia de que a gente possa falar sobre desafios, fazer o intercâmbio e trocar experiências no âmbito da elaboração das notas técnicas para apoiar a decisão judicial”
As ações práticas das oficinas fazem parte do projeto “Apoio técnico-científico à tomada de decisão judicial em Saúde no Brasil”, lançado e coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Hospital Sírio-Libanês (HSL), com adesão dos Tribunais Estaduais.
Hiany Pereira é servidora do Tribunal de Justiça do Pará e integrante da equipe multidisciplinar do Natjus do Pará e destaca a importância da realização das oficinas em diferentes estados para que se possa haver um maior intercâmbio de ideias e procedimentos.
“Está sendo uma experiência incrível porque temos participantes de várias áreas, temos uma turma bem diversificada então assim são muitas experiências que vão ser compartilhadas e com certeza vou agregar muito mais conhecimento para poder ajudar nessas questões das notas técnicas”.
As oficinas regionais vêm sendo realizadas em todo o país e até o momento, incluindo Boa Vista, o evento já passou por Belém (PA), Palmas (TO), São Luís (MA), Cuiabá (MT), Manaus (AM), e tem previsão para chegar a Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Natal (RN).