
O Centro de Memória e Cultura (CMC) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) encerrou a exposição “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, da artista roraimense Alícia Bianca. Aberta ao público por três meses, a mostra recebeu mais de 600 visitantes, entre eles jovens e estudantes de escolas que passaram pelo espaço para conhecer o acervo e a proposta artística.
Em entrevista, Alícia celebrou a oportunidade de apresentar suas obras dentro do Judiciário e agradeceu a acolhida da equipe do CMC.
“Fiquei muito feliz de ter essa oportunidade, agradeço a toda a equipe que me recebeu tão bem. E a oportunidade de ter essa exposição aqui e levar pra outros jovens, outras escolas que vieram aqui visitar”, afirmou.
Inspirada na identidade roraimense, a artista explicou que o acervo foi construído ao longo de sua trajetória e dialoga diretamente com a cultura e o cotidiano do estado.
“Essa exposição foi pensada a partir dos 37 anos do estado de Roraima, o aniversário, e todo o acervo foi montado desde o início da minha trajetória enquanto artista”, relatou.

A mostra reuniu peças em diferentes formatos e técnicas, evidenciando a versatilidade da artista. Segundo Alícia, todas as obras foram produzidas manualmente e refletem sua busca por experimentação desde a infância.
“As artes todas foram feitas à mão, tem diversos tipos de técnicas, porque desde pequena eu tenho essa vontade de fazer vários estilos e tentar de tudo”, disse.
Para a artista, o conjunto apresentado ao público no CMC sintetiza as singularidades locais. “Essa exposição é um conjunto de obras que mostra, sintetiza a identidade de Roraima e todas as suas particularidades”, concluiu.

Sobre o Centro de Memória e Cultura
Inaugurado em 31 de janeiro de 2023, o Centro de Memória e Cultura do TJRR abriga um acervo composto por documentos, processos históricos e mobiliários antigos, integrados a recursos tecnológicos em um ambiente interativo e educativo. O espaço também promove atividades culturais e educativas, com ambientação acessível e voltada a todos os públicos.
Localizado na avenida Ville Roy, no bairro São Pedro, ao lado da Femarh, o Centro está aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 3198-4104.
Acessibilidade
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.


