.

Selo Excelência 2025Selo de Linguagem Simples

Círculos de paz e entrega de kits de higiene marcam ação social na cadeia feminina

 
 
Uma série de ações voltadas ao acolhimento, bem-estar e fortalecimento de vínculos entre as mulheres privadas de liberdade foram desenvolvidas na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, em duas frentes de atuação integradas do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), com apoio da Secretaria-Geral, da Secretaria de Gestão Estratégica, do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social e da Unidade de Justiça Restaurativa. 
 
As atividades ocorreram entre os dias 24 e 27 de novembro, em uma programação que reuniu intervenções artísticas, diálogo restaurativo e distribuição de itens essenciais de higiene íntima.
 
O primeiro momento foi marcado pela entrega dos kits de higiene arrecadados na campanha institucional vinculada ao espetáculo artístico , iniciativa que envolveu o Setor de Sustentabilidade do TJRR, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e servidores das unidades participantes. A ação teve como objetivo ampliar o cuidado com a saúde e a dignidade das detentas, atendendo a demandas cotidianas de forma sensível e humanizada.
 
Segundo o secretário-geral de Justiça do TJRR, Hermenegildo Ataíde D'Ávila, iniciativas como essa reafirmam o compromisso do Tribunal com a sociedade.
 

“O Tribunal de Justiça de Roraima tem buscado, a cada dia, se integrar à comunidade roraimense com projetos que alcançam quem mais precisa. Um dos pilares dessa ação é garantir dignidade humana por meio da entrega de materiais de higiene, algo tão simples e, ao mesmo tempo, tão essencial.”

 
 
A secretária de Gestão Estratégica, Veruska Lobo, também destacou o caráter social da iniciativa.
 
“Esta ação busca inclusão e dignidade. São itens que farão diferença na rotina dessas mulheres. Ver o Tribunal de Justiça de Roraima atuando de forma inclusiva e comprometida com a dignidade da pessoa humana mostra que estamos no caminho certo.”
 
O segundo eixo da programação envolveu a realização dos Círculos de Construção de Paz, conduzidos pela Unidade de Justiça Restaurativa. Ao longo da semana, 114 mulheres participaram dos encontros, que foram integrados às apresentações do espetáculo musical “Dona”, exibido diariamente com músicas que abordam diferentes vivências femininas.
 
Para a chefe da Unijur, Valeska Carvalho, ações restaurativas dentro das unidades prisionais têm impacto direto na ressocialização.
 

“A cada projeto que levamos ao sistema prisional, contribuímos para que essas pessoas encontrem caminhos mais efetivos de retorno à sociedade. Trabalhar a escuta, a reflexão e o acolhimento é fundamental para prevenir a reincidência e fortalecer novas trajetórias.”

 

A secretária-adjunta da Secretaria-Geral, Karisse Blos, que também participou como facilitadora dos círculos, ressaltou o caráter transformador da iniciativa.
 
“É uma alegria concluir esta semana de círculos de paz. Trouxemos às detentas o que o Judiciário defende: dignidade humana. Como servidora, facilitadora e artista, acredito profundamente no poder da arte de transformar pessoas. Esta experiência reafirmou esse propósito.”
 
As ações da semana reuniram sensibilidade, escuta e presença institucional na promoção de práticas humanizadas dentro do sistema prisional. Ainda que realizadas em momentos distintos, a entrega de kits e os círculos restaurativos, ambas as iniciativas caminharam juntas para um mesmo objetivo: construir caminhos de dignidade, acolhimento e ressignificação para as mulheres que vivem a realidade da privação de liberdade.
 

 
Acessibilidade
 
O site do TJRR oferece recursos de acessibilidade por meio do sistema Rybená, que facilita a navegação e a compreensão de conteúdos digitais por pessoas com deficiência. Para ativar essas funcionalidades, basta clicar em um dos ícones para utilizar as opções disponíveis no próprio portal.
 

 
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
DEZEMBRO/2025 - NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.