
A Ouvidoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) vem implementando avanços significativos no atendimento ao cidadão e aos profissionais de Direito por meio do Projeto PAJ+ (Pronto Atendimento Judicial). O novo modelo aposta na unificação e automação dos canais de comunicação, consolidando um atendimento mais ágil, inteligente e centralizado.
O fluxo de atendimento automatizado foi totalmente reestruturado para se tornar mais simples e eficiente. De acordo com Tainah Westin, coordenadora da Ouvidoria Geral de Justiça, a partir de agora, o contato inicial do cidadão ou advogado é centralizado na equipe dos Prontos Atendimentos Judiciais, reduzindo a necessidade de transferência para as unidades judiciais.
A proposta do PAJ+ é que o cidadão tenha sua demanda resolvida — seja presencialmente ou por meios digitais — sem precisar ser redirecionado para a Vara ou setor responsável, promovendo uma experiência mais fluida e resolutiva.
" Atualmente , muitas unidades ainda possuem números próprios de WhatsApp divulgados no site do TJRR, o que gera duplicidade e confusão entre os usuários. O novo sistema Omnichannel visa justamente centralizar todo o atendimento em um único canal, melhorando gradualmente os contatos diretos das unidades. Esse processo de transição está sendo realizado de forma planejada e gradativa, para garantir a adaptação dos usuários e das equipes", explicou.
Entre as melhorias já em andamento, destaca-se a implementação de ferramentas de leitura automática de processos públicos, que permite o fornecimento de informações processuais sem intervenção humana e sem limites de horário.
“ Com isso, o cidadão poderá consultar o andamento do seu processo 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados, diretamente pelo canal da Ouvidoria — um passo importante para a digitalização e modernização do serviço judicial”, disse o coordenadora.
O PAJ+ integra a estratégia institucional do TJRR de tornar o acesso à Justiça mais eficiente, transparente e humanizado, utilizando tecnologia para aproximar o cidadão do Poder Judiciário.
A Ouvidoria reforça, assim, seu papel como porta de entrada e escuta ativa da sociedade, oferecendo soluções concretas e tecnológicas para aprimorar a comunicação entre o Tribunal e seus usuários.
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Foto 1: imagem colorida de três mulheres está em um escritório. Duas sentadas de frente para uma terceira, que está atrás de uma mesa com computador e papéis. Uma das mulheres seguras um tablet mostrando um código QR com o título “PAJ”.
Foto 1: imagem colorida de três mulheres está em um escritório. Duas sentadas de frente para uma terceira, que está atrás de uma mesa com computador e papéis. Uma das mulheres seguras um tablet mostrando um código QR com o título “PAJ”.
Texto: Janaína Souza - Jornalista
Foto: Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR
Foto: Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR
OUTUBRO/2025 - NUCRI/TJRR


