.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

Semana da Justiça pela Paz em Casa é concluída com iniciativas voltadas à prevenção da violência contra a mulher

 
 
Uma imagem que mostra um grupo de mulheres sentadas em uma mesa longa durante um evento formal. A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está no centro, vestindo um vestido rosa vibrante, em pé e falando em um microfone. Atrás dela, um grande telão de projeção exibe o logo "5ª CEPM" e o texto "Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres". Uma faixa na frente da mesa também apresenta este logo e texto.
 

A 30ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa foi encerrada no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) com uma série de iniciativas voltadas à prevenção da violência de gênero, à realização concentrada de julgamentos e audiências nos Juizados de Violência Doméstica e nas comarcas.

Integrando a programação nacional do mês dedicado à conscientização sobre a Lei Maria da Penha, as atividades em Roraima ocorreram entre os dias 18 e 22 de agosto, sob coordenação da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

A juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e coordenadora da Cevid, Suelen Alves, destacou que a semana é uma oportunidade de ampliar o debate e dar visibilidade ao tema.

“Essa iniciativa do CNJ busca intensificar as ações do Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher. É um espaço fundamental para discutir o feminicídio e estruturar campanhas e projetos capazes de frear esse tipo de crime.”

Ao longo da semana, mais de 20 audiências foram realizadas no 1º e 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar. Paralelamente, a Cevid promoveu um ciclo de palestras e eventos em diferentes espaços, levando informação e reflexão à sociedade.
 
Fotografia mostra a chefe do setor de enfrentamento palestrando em frente a um telão, que exibe o slide intitulado “Mecanismos Legais da Lei”. Ao fundo, o palco está decorado com dois grandes laços lilás formados por balões brancos e roxos, símbolo da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Na plateia, pessoas sentadas acompanham a apresentação, algumas usando camisetas claras e outras de roupas escuras.
 

Na terça-feira (19), foram ministradas duas palestras: uma na Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN), voltada às servidoras municipais, com o tema “O Papel do Poder Judiciário no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Desafios e Perspectivas”, e outra na Escola Municipal Newton Tavares, destinada aos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), intitulada “Lei Maria da Penha na Prática: Proteção e Acesso à Justiça”.
 

Na quarta-feira (20), a juíza Suelen Alves participou da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres e, na sede da OAB-RR, apresentou palestra sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instituído pelo CNJ.

A quinta-feira (21) foi marcada pelo lançamento do novo portal da Cevid, que reúne informações e serviços em um só espaço digital. O site está disponível em: CEVID . Ainda nesse dia, a Coordenadoria realizou palestra no Auditório da Prefeitura de Mucajaí, dentro da programação do Agosto Lilás.
 
 
Foto colorida mostra um auditório com cadeiras dispostas em semicírculo, onde um público diverso acompanha uma roda de conversa com quatro pessoas sentadas à frente. Da esquerda para a direita estão, a delegada, Clarissa Pinheiro, a juíza Suelen Alves, a representante do projeto Mujeres: Sinais de Alerta, Thaisy Bentes e o Defensor Público, Wallace Rodrigues. Em pé, à direita está o intereprete de Libras e a esquerda o interprete de LSV.
 

Encerrando as ações na sexta-feira (22), em parceria com o projeto “Mujeres: Sinais de Alerta”, a Cevid promoveu o evento “Ellas para Ellas – Direitos das Mulheres no Brasil”, realizado na Casa da Mulher Brasileira. A atividade foi voltada a mulheres da comunidade surda e contou com tradução simultânea em Libras, Língua de Sinais Venezuelana (LSV) e Libras Tátil, garantindo acessibilidade a todas as participantes.

No mesmo dia, a chefe do Setor de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da Cevid, Aurilene Mesquita, apresentou a palestra “Vertentes do Feminicídio: dados e problemáticas reais” durante o I Fórum de Combate ao Feminicídio.
 

Na matéria contém três imagens. Abaixo a descrição:
 
Foto 1: Uma imagem que mostra um grupo de mulheres sentadas em uma mesa longa durante um evento formal. A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está no centro, vestindo um vestido rosa vibrante, em pé e falando em um microfone. Atrás dela, um grande telão de projeção exibe o logo "5ª CEPM" e o texto "Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres". Uma faixa na frente da mesa também apresenta este logo e texto.

Foto 2: Fotografia mostra a chefe do setor de enfrentamento palestrando em frente a um telão, que exibe o slide intitulado “Mecanismos Legais da Lei”. Ao fundo, o palco está decorado com dois grandes laços lilás formados por balões brancos e roxos, símbolo da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Na plateia, pessoas sentadas acompanham a apresentação, algumas usando camisetas claras e outras de roupas escuras.

Foto 2: Foto colorida mostra um auditório com cadeiras dispostas em semicírculo, onde um público diverso acompanha uma roda de conversa com quatro pessoas sentadas à frente. Da esquerda para a direita estão, a delegada, Clarissa Pinheiro, a juíza Suelen Alves, a representante do projeto Mujeres: Sinais de Alerta, Thaisy Bentes e o Defensor Público, Wallace Rodrigues. Em pé, à direita está o intereprete de Libras e a esquerda o interprete de LSV.


Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte