
O Conselho Nacional de Justiça lança a XVI edição do Prêmio Conciliar é Legal, que reconhece iniciativas e resultados de destaque na promoção da conciliação e da mediação em todo o país.
Mais do que uma premiação, o Conciliar é Legal é um incentivo para que magistrados, servidores, advogados, instrutores, instituições e cidadãos enxerguem na solução consensual de conflitos uma alternativa eficaz, célere e humanizada.
Este ano, o prêmio está dividido em duas modalidades:
- Boas Práticas – que reúne iniciativas inspiradoras e bem-sucedidas em sete categorias: Tribunal, Juiz Individual, Instrutores de Mediadores e Conciliadores, Ensino Superior, Mediação e Conciliação Extrajudicial, Demandas Complexas ou Coletivas e Advocacia.
- Produtividade – que reconhece os tribunais com o Índice de Composição de Conflitos (ICoC) mais elevado, nas áreas da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.
A Portaria CNJ n. 206, publicada em 8 de julho de 2025, traz todos os detalhes sobre critérios, categorias e formas de participação.
Mais do que celebrar números e boas ideias, o Prêmio Conciliar é Legal mostra que a construção de soluções pela via do diálogo é um caminho seguro para transformar relações, resolver litígios e fortalecer a confiança na Justiça.
Na matéria contém uma imagem. Abaixo o texto:
Foto 1: A imagem é um banner de fundo branco e com letras de cor azul divulga o 16º Prêmio Conciliar é Legal. Ao lado direito há o logo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o texto "Movimento pela Conciliação".
Texto: CNJ
Foto: CNJ
AGOSTO/2025 - TJRR/NUCRI
Foto: CNJ
AGOSTO/2025 - TJRR/NUCRI