.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

TJRR participa da 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa com ações em defesa dos direitos das mulheres

 
Uma imagem que mostra um grupo de mulheres sentadas em uma mesa longa durante um evento formal. A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está no centro, vestindo um vestido rosa vibrante, em pé e falando em um microfone. Atrás dela, um grande telão de projeção exibe o logo "5ª CEPM" e o texto "Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres". Uma faixa na frente da mesa também apresenta este logo e texto.
 
Como parte da 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), participou nesta quarta-feira (20) de uma série de eventos voltados ao enfrentamento da violência de gênero e à promoção da igualdade.
 
Durante a tarde, a juíza titular da CEVID, Suelen Alves, integrou a mesa de autoridades na 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. O encontro reuniu representantes do poder público, sociedade civil e entidades nacionais e estaduais, com o objetivo de consolidar políticas públicas de igualdade, garantir direitos e ampliar a proteção às mulheres em toda a sua diversidade.
 
A magistrada destacou o compromisso da coordenadoria com a escuta ativa e a construção de soluções.
 
“Estamos ouvindo mulheres da sociedade civil, contribuindo para desenvolver políticas que enfrentem a violência doméstica e familiar. A CEVID permanece atenta à garantia dos direitos das mulheres.”
 
Graça Policarpo, coordenadora estadual de Políticas Públicas para Mulheres, ressaltou a importância da atuação integrada.
 
“O TJ é parceiro direto nosso. Para garantir os direitos das mulheres, é fundamental que haja integração com a Justiça, a promoção social e a sociedade civil. O Tribunal desempenha papel essencial na defesa das mulheres que mais necessitam.”
 
No fim do dia, a programação seguiu na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), dentro das ações do Agosto Lilás. A juíza Suelen Alves ministrou palestra sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
imagem de uma sala de conferências. A sala tem paredes de cor clara e um piso de azulejo brilhante.  A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está sentada em uma grande mesa de madeira escura na cabeceira da sala, falando para o público. A plateia, também sentada em mesas longas, está disposta em forma de U, de frente para a oradora. Um grande telão branco de projeção é visível na parede atrás da oradora. A sala é bem iluminada.
 
O documento orienta magistradas e magistrados a considerar fatores como gênero, raça e idade nos julgamentos, garantindo uma atuação judicial mais sensível às desigualdades estruturais.
 
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-RR, Algarina Sousa, enfatizou a importância da iniciativa.
 
“Apesar do aumento dos índices de feminicídio e violência contra a mulher, estamos divulgando informações, debatendo e conscientizando mulheres sobre a importância de denunciar situações de violência.”
 
Para a juíza Suelen Alves, o diálogo com a advocacia é essencial para a efetividade do protocolo.
 
“Esta palestra permite discutir o protocolo com perspectiva de gênero, garantindo que o judiciário atue com atenção às diferenças de raça, sexo e idade. É fundamental conversar com advogadas e advogados para que a implementação seja eficaz.”
 
Mobilização Nacional
 
A 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa integra uma mobilização nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, realizada dentro da programação do Agosto Lilás. Em Roraima, as ações são coordenadas pela CEVID, fortalecendo políticas públicas e a proteção das mulheres em todo o estado.
 

 
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
 
Foto 1: Uma imagem que mostra um grupo de mulheres sentadas em uma mesa longa durante um evento formal. A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está no centro, vestindo um vestido rosa vibrante, em pé e falando em um microfone. Atrás dela, um grande telão de projeção exibe o logo "5ª CEPM" e o texto "Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres". Uma faixa na frente da mesa também apresenta este logo e texto.
Foto 2: imagem de uma sala de conferências. A sala tem paredes de cor clara e um piso de azulejo brilhante.  A juíza titular da CEVID, Suelen Alves está sentada em uma grande mesa de madeira escura na cabeceira da sala, falando para o público. A plateia, também sentada em mesas longas, está disposta em forma de U, de frente para a oradora. Um grande telão branco de projeção é visível na parede atrás da oradora. A sala é bem iluminada.
 

 
Texto: Beatriz Evangelista - Jornalista
Foto: NUCRI/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte