
Em uma iniciativa para ampliar as discussões sobre o combate à violência contra a mulher, a XIX Jornada Lei Maria da Penha reuniu, em Recife, representantes do Judiciário e especialistas de todo o país.
Durante os dias 7 e 8 de agosto, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) se tornou palco de debates e trocas de experiências sobre políticas públicas e estratégias de enfrentamento.
Representando o Judiciário roraimense, o juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marcelo de Oliveira, atuou como mediador do painel “Direitos Humanos de Meninas e Mulheres sob a Perspectiva das Vulnerabilidades Sociais e Geográficas”, no dia 7 de agosto.

Já nas oficinas simultâneas do dia 8, a juíza coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, Suelen Alves, foi expositora na oficina “Lei Maria da Penha e os Desafios para a Erradicação de Todas as Formas de Violência contra a Mulher”.
A Jornada, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em alusão ao aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, reúne autoridades do Judiciário, integrantes das redes de apoio e proteção às mulheres e representantes da sociedade civil.
O evento foi encerrado com a aprovação das propostas elaboradas nas oficinas, que irão compor a Carta de Recomendações a ser publicada pelo Conselho Nacional de Justiça.
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: A imagem mostra um painel de palestrantes, em uma mesa com um banner roxo à frente. A inscrição no banner indica "XIX JORNADA LEI MARIA DA PENHA", com a data e o local "7 E 8 DE AGOSTO | RECIFE-PE". Na mesa, há seis pessoas sentadas dentre elas está a juíza coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR, Suelen Alves. No fundo, há um telão com o logotipo do evento e outras informações.
Foto 2: A imagem mostra uma mesa de palestrantes em um evento. No centro, um banner roxo com a inscrição "XIX JORNADA LEI MARIA DA PENHA". A data e o local do evento estão indicados como "7 E 8 DE AGOSTO" e "RECIFE-PE". Ao lado do texto, há uma ilustração de uma mulher negra com um adorno na cabeça. Na mesa, há três pessoas: uma mulher de óculos à esquerda, o Juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marcelo de Oliveira falando ao microfone e gesticulando, e um homem mais velho de óculos à direita.
Texto: Emily Soares - Jornalista
Fotos: Nucri/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
AGOSTO/2025 - NUCRI/TJRR