.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

DESCARTE SUSTENTÁVEL — Lixo eletrônico e cosméticos ganham novo destino em ação de reciclagem consciente promovida no TJRR

 
 Imagem colorida mostra uma mesa branca coberta com diversos aparelhos eletrônicos descartados, como notebooks, tablets, pilhas, celulares, controles remotos e cabos.
 
Teclados antigos, pilhas e embalagens de cosméticos vazias ganharam um novo destino no dia 17 de julho, quando a Sede Administrativa virou ponto de coleta para resíduos de difícil descarte. A ação, voltada à conscientização ambiental, foi a primeira do tipo no Tribunal e contou com a organização da Comissão Gestora do PLS em parceria com o Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS).
 
A coleta também contou com o apoio do Instituto Descarte Correto, responsável pelo envio dos resíduos eletrônicos até Manaus, onde será feito o tratamento adequado do material. Já as embalagens vazias dos produtos cosméticos foram destinadas ao programa Boti Recicla, da marca O Boticário, que ofereceu brindes e vouchers como forma de incentivo.
 
Imagem colorida mostra duas mulheres em um ambiente interno. A mulher à esquerda, vestindo uma camiseta verde da marca O Boticário, está segurando uma sacola de presente verde e um pequeno cartão, enquanto fala com a mulher à direita. A mulher à direita usa uma blusa clara e uma calça bege. Ao fundo, há uma parede branca com placas informativas, uma porta de vidro e um cartaz promocional de produtos de beleza.
 
A ação, além de prática, também teve um caráter educativo. A Chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS/TJRR), Paloma Souza, explica que a proposta é levar os servidores a refletirem sobre os impactos do descarte incorreto.
 

“Essa é a primeira vez que a gente traz para dentro do Tribunal de Justiça de Roraima essa ação e nós vamos expandir para todos os demais prédios. Essa ação também ajuda a conscientizar o servidor para que ele guarde esses materiais em casa e que eles aguardem também uma próxima campanha para entregar esses materiais para reciclagem.”

 
Ela ainda destaca que antes do dia da coleta, foi percorrido diversos setores, conversando com servidores, magistrados e colaboradores para reforçar a importância da ação.
 

“Nós fizemos uma ampla divulgação nos canais oficiais do Tribunal de Justiça, fomos de sala em sala engajando todos os servidores, todos os magistrados e todos os colaboradores em geral a trazer esses resíduos para o nosso Tribunal. Vai gerar consciência dentro da casa do servidor, e isso é interessante porque vai evitar que esses lixos continuem sendo jogados no nosso aterro sanitário.”

 
Para a Representante do Instituto Descarte Correto, Diane Marques, atitudes como essa têm um alcance que vai além da reciclagem.
 

“Essas doações são uma forma de ajudar o meio ambiente corretamente. Nós coletamos, nós armazenamos, e a nossa matriz mesmo fica em Manaus. Então, esses materiais que a gente coletamos aqui, eles são enviados para Manaus e lá vão ser reutilizados corretamente.”

 

 
Na matéria contém duas imagens. Abaixo a descrição:
 
Foto 1: Imagem colorida mostra uma mesa branca coberta com diversos aparelhos eletrônicos descartados, como notebooks, tablets, pilhas, celulares, controles remotos e cabos.
Foto 2: Imagem colorida mostra duas mulheres em um ambiente interno. A mulher à esquerda, vestindo uma camiseta verde da marca O Boticário, está segurando uma sacola de presente verde e um pequeno cartão, enquanto fala com a mulher à direita. A mulher à direita usa uma blusa clara e uma calça bege. Ao fundo, há uma parede branca com placas informativas, uma porta de vidro e um cartaz promocional de produtos de beleza.
 

 
Texto: Emiy Soares – Jornalista / Maurício Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
JULHO/2025 - NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte