.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

CASAMENTO LGBTQIAPN+ - A segunda edição coletiva está com inscrições prorrogadas até 6 de junho

 
 
A imagem colorida mostra uma foto de perto de um bolo de casamento branco com detalhes que imitam pérolas. No topo do bolo, há duas alianças douradas.
 
“Foi um passo primordial no nosso relacionamento. Depois de cinco anos juntas, termos conseguido nos casar foi um grande presente. Estamos imensamente felizes e ansiosas para completar um ano e um mês de casadas."
 
O relato emocionado de Amanda Natália, participante da primeira edição do “Enfim, Casadxs!”, revela a importância da iniciativa para casais LGBTQIAPN+ em Roraima.
 
Sua esposa, Raiel Homara, também compartilha o impacto da cerimônia em suas vidas: “O meu conselho para os casais é que aqueles que têm a união já solidificada, que tornem isso real, que tornem isso seguro. Porque o casamento não é só a prova de uma união, mas também é a garantia dos direitos como casal.”
 
Depoimentos empoderados e emocionantes como esses são provas vivas da relevância social de uma ação construída com respeito e compromisso da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (VJI/TJRR) e Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). O casamento coletivo exclusivo para o público LGBTQIAPN+ chega agora à sua segunda edição do “Enfim, Casadxs! – Toda Forma de Amar” e as inscrições seguem até esta sexta-feira, dia 6 de junho.
 
A juíza titular da VJI/TJRR,, Graciete Sotto Mayor Ribeiro, destaca o papel do Judiciário na promoção da equidade:
 
“Para a gente é uma honra participar de um movimento como este. Já está no calendário anual da Justiça Itinerante. E a ideia é que todos os anos, no mês de junho, que é o mês do orgulho à comunidade, a gente possa fazer afirmativas que busquem garantir direitos àqueles que necessitam do Judiciário.”
 
A cerimônia está marcada para o dia 12 de junho, às 16h30, no auditório da Defensoria, localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro. Serão 15 casais selecionados, todos residentes em Boa Vista.
 
A ação é gratuita e cobre todas as etapas do casamento civil – desde a habilitação no cartório até a oficialização da união. Podem participar brasileiros ou migrantes internacionais, a partir dos 16 anos, solteiros, divorciados ou viúvos, desde que comprovem não ter condições financeiras de arcar com os custos do casamento. A documentação exigida está disponível no site da Defensoria (www.defensoria.rr.def.br).
 
As inscrições devem ser feitas presencialmente no Cartório do 1º Ofício Loureiro, localizado na Avenida Ville Roy, nº 5636, Centro, das 8h às 14h, com a apresentação de documentos originais, cópias simples e a presença de duas testemunhas maiores de idade que saibam ler e escrever.
 

 
A matéria possui uma imagem. A seguir a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: A imagem colorida mostra uma foto de perto de um bolo de casamento branco com detalhes que imitam pérolas. No topo do bolo, há duas alianças douradas.
 

 
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
JUNHO/2025 – NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude
4009-5800 - Fórum da Cidadania

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte