Conhecido como Maio Laranja, o mês foi escolhido como um símbolo para alertar a sociedade sobre a seriedade da exploração infantil e estimular o envolvimento de todos na proteção de crianças e adolescentes. A cor laranja representa o alerta e a mobilização, reforçando a importância de informar, sensibilizar e convocar a sociedade a defender os direitos de crianças e adolescentes brasileiros.
Nesse sentido, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR) realizará, durante o mês de maio, diversas ações focadas no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As atividades ocorrerão tanto presencialmente quanto online, por meio de uma campanha nas redes sociais do Tribunal de Justiça de Roraima. Serão compartilhadas imagens informativas sobre temas como: “Os perigos que crianças e adolescentes podem encontrar na internet”, “Segredos que causam tristeza ou medo”, “A importância da amizade e do apoio” e “O direito de crescer com felicidade e respeito”.
A campanha pode ser acessada por meio do link: @tjroraima
Além da campanha digital, a Coordenadoria fará a distribuição de folhetos informativos sobre o Maio Laranja e os canais de denúncia. Essa ação acontecerá no dia 20 de maio, em semáforos da capital, e os materiais também serão enviados aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) dos municípios de Roraima e nos Conselhos Tutelares.
Nos dias 28 e 29 de maio, serão realizadas palestras na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na Universidade Estadual de Roraima (UERR), direcionadas a estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia, que no futuro poderão atuar na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
“Vamos abordar essa temática, pensando nos procedimentos e no atendimento a essas possíveis vítimas, junto aos estudantes dessas áreas, que geralmente são os primeiros a ter contato com essas crianças e adolescentes quando algo acontece”, explicou a psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude, Isabeau Cristina de Sousa.
A servidora Isabeau Cristina comenta que a participação da CIJ no Maio Laranja fortalece a rede de proteção e demonstra o compromisso do Judiciário com essa questão tão importante.
"É muito importante que a Coordenadoria da Infância e Juventude esteja ativamente envolvida nessas ações, seja apoiando com materiais físicos, divulgando nas mídias institucionais ou participando das atividades. É fundamental reforçar essa atuação. O Maio Laranja dá visibilidade à causa, mas é um tema que precisa ser trabalhado durante todo o ano. Ao apoiar e participar de iniciativas como essas, o TJRR demonstra a importância do tema e contribui para ampliar o alcance das ações."

A matéria contém três imagem. A seguir a descrição delas:
Foto 1: Foto colorida mostra uma mulher com cabelos cacheados e vestido coral fala para um grupo diverso de pessoas em uma sala de espera, segurando um panfleto amarelo. O público ouve atentamente em um ambiente acessível e comunitário.
Foto 2: Foto colorida mostra uma mulher fixa na parede um cartaz da campanha "Maio Laranja", com o título "Ninguém Mexe Comigo!", voltado à conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O cartaz traz ilustrações, informações sobre denúncia e o símbolo da flor com a frase "Faça Bonito".
Foto 3: Foto colorida mostra uma mulher de cabelos escuros distribui folhetos amarelos para um grupo diverso de jovens e adultos em uma sala com paredes brancas e detalhes azuis. Algumas pessoas observam os folhetos ou mexem no celular.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR