.

Selo Excelência 2024

TRANSFORMAÇÃO E REINTEGRAÇÃO - Projetos sociais apoiados pela Vepema previnem a violência e auxiliam mulheres

 
foto colorida de um grupo de alunas mulheres  sentadas ao redor de uma mesa, produzindo as biojoias. Abaixo está o texto “Projetos Sociais da VEPEMA: Natudivas e Impactos previnem violência e auxiliam mulheres”
 
 
A Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), tem direcionado recursos oriundos das penas de prestação pecuniária para projetos que sensibilizam a população e oferecem suporte a mulheres vítimas de violência doméstica ou com dependência química.

A chefe do Setor de Gestão de Projetos e Ações Sociais da Vepema, Shirlene Fraxe, ressalta que os 208 projetos contemplados com os recursos das prestações pecuniárias, possibilitam o início de uma nova história, como as mulheres dos projetos Natudivas e Impacto.
 
“Os projetos contemplados apresentam temas de relevância para a sociedade. É gratificante para todos envolvidos neste processo poder contemplar os resultados destes na vida das pessoas. Temos vários projetos que contam com a força de trabalho feminina, as quais acreditam e abraçam a oportunidade de mudar de vida, de reescrever uma nova história, longe da violência e da falta de confiança em seu potencial”.
 
Um desses projetos é o "Natudivas: Toda mulher é uma joia", desenvolvido na Escola Estadual Diva Lima. A iniciativa tem como objetivo incentivar a independência financeira e o empreendedorismo entre mulheres, proporcionando oportunidades para que possam romper ciclos de violência e vulnerabilidade social. Para isso, as participantes aprendem a produzir biojoias utilizando materiais naturais, como sementes, fio de couro e escamas de peixe, transformando o conhecimento adquirido em uma fonte de renda sustentável.
 
foto colorida de cinco alunas e a gestora da Escola Estadual Diva Lima posando para fotografia durante a feira de resultados da Vepema. Elas estão usando os colares produzidos.   Abaixo está o texto “Projetos Sociais da VEPEMA: Natudivas e Impactos previnem violência e auxiliam mulheres”.
 
Inicialmente voltado para mães vítimas de violência doméstica, o projeto passou por reformulações e, hoje, atende exclusivamente alunas da escola. A responsável pela iniciativa, Pollyana Fontinelle, explica que a mudança ocorreu devido a desafios enfrentados no engajamento das mães.
 
"Quando criamos o projeto, nosso objetivo era atender mulheres em situação de violência doméstica por meio da confecção de biojoias, mas percebemos que muitas mães tinham receio de participar. Diante disso, passamos a realizar palestras sobre o tema e a incentivar a autonomia financeira das alunas, oferecendo cursos de confecção de biojoias", explica Pollyana.
 
Foto colorida mostrando as alunas que participam do projeto natudivas desfilando e mostrando as peças que confeccionaram
 
Atualmente, o Natudivas atende mais de 160 alunas dos 8º e 9º anos e conta com o apoio da Vepema. A atuação desde o ensino fundamental é um diferencial para prevenir a violência desde cedo, evitando que ciclos de agressão se perpetuem na vida adulta.

O projeto ocorre anualmente, de abril a novembro. Para a gestora da Escola Estadual Diva Lima, Nádia David, a educação desempenha um papel essencial na promoção da igualdade de gênero desde cedo.
 
"Acredito que podemos contribuir por meio da educação e da conscientização. É fundamental que as escolas trabalhem a igualdade de gênero, e fazemos isso com rodas de conversa, palestras e oficinas, ensinando a arte de produzir biojoias. Dessa forma, reduzimos as chances de dependência financeira no futuro", destaca Nádia.
 
Atendimento terapêutico

Outra iniciativa que conta com recursos das penas pecuniárias para oferecer apoio às mulheres é o Projeto Impacto Feminino, uma instituição sem fins lucrativos que atua com o apoio da VEPEMA e do Governo Federal, proporcionando acolhimento e oportunidades para aquelas que enfrentam desafios relacionados ao uso de substâncias.

Localizada na Rua São Pedro Primeiro, nº 1769, no bairro Mecejana, a comunidade terapêutica acolhe mulheres que estão buscando apoio para superar questões envolvendo o uso de álcool e drogas.
 
Foto colorida mostrando duas mulheres posando para foto
 
A permanência na casa terapêutica varia de seis a doze meses, período em que as participantes seguem um plano estruturado com o acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais e terapeutas. Além disso, a iniciativa oferece capacitações, como o projeto de panificação "Mão na Massa", que contribui para o desenvolvimento pessoal e a reintegração social das participantes.

O diretor do projeto, Junior Campos, destaca que as atividades realizadas dentro da instituição ajudam no aprendizado e na manutenção de escolhas saudáveis.
 
"As mulheres participam de diversos programas no Projeto Impacto, que auxiliam no aprendizado e na continuidade do processo de recuperação", explica Junior.
 
foto colorida em plano fechado dando enfoque em uma mão amassando a massa do pão.  Abaixo está o texto “Projetos Sociais da VEPEMA: Natudivas e Impactos previnem violência e auxiliam mulheres”.
 
Além do cuidado terapêutico, o Impacto Feminino também se preocupa com a reintegração social das participantes, oferecendo suporte para que elas possam retomar suas vidas de forma digna.

Na oportunidade, a Vepema, em alusão ao mês que homenageia a mulher, agradece especialmente às servidoras que integram sua equipe e a cada parceiro que compõe a rede social, cuja dedicação contribuiu para os resultados satisfatórios da Vara em prol da sociedade.
 

 
A matéria possui cinco imagens. Abaixo a descrição na ordem:
 
Foto 1: Foto colorida de um grupo de alunas mulheres  sentadas ao redor de uma mesa, produzindo as biojoias.
 
Foto 2: foto colorida de cinco alunas e a gestora da Escola Estadual Diva Lima posando para fotografia durante a feira de resultados da Vepema. Elas estão usando os colares produzidos. Abaixo está o texto “Projetos Sociais da VEPEMA: Natudivas e Impactos previnem violência e auxiliam mulheres”.
 
Foto 3: Foto colorida mostrando as alunas que participam do projeto natudivas desfilando e mostrando as peças que confeccionaram
 
Foto 4: Foto colorida mostrando duas mulheres posando para foto
 
Foto 5: foto colorida em plano fechado dando enfoque em uma mão amassando a massa do pão.  Abaixo está o texto “Projetos Sociais da VEPEMA: Natudivas e Impactos previnem violência e auxiliam mulheres”.
 

 
Texto: Emily Soares – Jornalista
Fotos: Arquivo Escola Estadual Diva Lima e Projeto impacto
Março/2025 – NUCRI/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte