Cinco unidades instaladas no novo Fórum da capital agora fazem referência a nomes de desembargadores e juízes que integraram a história e a construção da Justiça de Roraima.
Na quarta-feira, 29 de janeiro, o Fórum da Cidadania – Palácio Latife Salomão foi palco de uma solenidade em homenagem àqueles que dedicaram suas vidas à Justiça no Estado. Em uma iniciativa de valor histórico e simbólico, as unidades do Fórum agora passam a denominar-se com os nomes de desembargadores e juízes que deixaram um legado na construção da cidadania e no fortalecimento do Judiciário roraimense.
O evento reuniu desembargadores, juízes, servidores, familiares dos homenageados e autoridades locais. Durante o discurso, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, ressaltou a importância de preservar a memória desses magistrados como forma de inspiração para as futuras gerações de operadores do Direito.
"É uma homenagem justa a personalidades ímpares do Poder Judiciário. A atual gestão se orgulha em prestar esse reconhecimento a figuras que tiveram um papel fundamental na história do nosso Judiciário."
A primeira homenagem foi prestada ao desembargador Carlos Henriques Rodrigues, membro da primeira composição do TJRR. Responsável pela implantação dos primeiros Juizados Especiais Cíveis e Criminais, seu nome agora está eternizado no Setor dos Juizados Especiais Cíveis. A placa com a homenagem foi entregue aos familiares pelo presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, que abriu a sequência de honrarias da cerimônia.
Déborah Acássia Mamed Rodrigues, filha do desembargador, emocionou-se com a homenagem e expressou sua gratidão pelo reconhecimento.
"Meu pai viveu plenamente seu propósito de vida, que era servir às pessoas. Era um apaixonado pelo Direito. Como filha, e também em nome da minha mãe, como esposa e viúva, nos sentimos profundamente honradas com essa homenagem, que mantém viva a história do Judiciário, garantindo que seja lembrado”.
Na sequência, a desembargadora Tânia Vasconcelos prestou homenagem ao desembargador Francisco Elair de Morais. Integrante da primeira composição do TJRR, destacou-se pela ampliação do acesso à Justiça, especialmente por meio da implementação da Justiça Itinerante. Em reconhecimento à sua contribuição, o prédio que abriga esse setor agora tem o nome do desembargador.
Para receber e agradecer em nome da família, o filho do desembargador Elair, Rodolpho Morais, relembrou o impacto do trabalho do pai. "Esse foi um projeto que ele amou e abraçou durante sua gestão como presidente, sempre com o propósito de levar a Justiça a todos os cidadãos de Roraima. Onde não havia comarca, onde a Justiça não chegava, ele se empenhou em garantir que esses serviços estivessem acessíveis, permitindo que as pessoas exercessem plenamente sua cidadania."
O Setor dos Juizados da Infância e Juventude agora homenageia o desembargador José Pedro Fernandes, um dos fundadores do TJRR. Com uma carreira pautada pela ética e dedicação, ele presidiu a Corte entre 1993 e 1995, além de atuar por quatro vezes como corregedor-geral. A homenagem foi entregue à família pela desembargadora Elaine Bianchi.
Vládia Aguiar Fernandes Brasil, filha do magistrado, emocionou-se com a homenagem.
"Ele sempre foi envolvido com as coisas do tribunal, sempre foi muito ativo. Trabalhava incansavelmente em prol da sociedade de Roraima e também do tribunal. Sempre teve muito carinho com todos os servidores. Fico muito honrada com essa homenagem e agradeço de coração."
O Auditório do Fórum agora leva o nome do juiz Rodrigo Cardoso Furlan. Magistrado de 2001 a 2020, destacou-se não apenas por sua atuação na Justiça, mas como acadêmico, sendo doutor em Ciência Política. O juiz convocado Luiz Fernando Mallet foi o responsável por conduzir a homenagem à família do magistrado.
A filha, Thaciana Mendes Furlan, reviveu memórias importantes do legado do pai. "Eu cresci nesses corredores [fazendo referência ao TJRR], acompanhando meu pai nas audiências. Saber que ele é lembrado e ver essa comoção em homenagem a ele me emociona profundamente. Sempre senti muito orgulho dele e continuarei sentindo. É reconfortante saber que o Tribunal mantém viva sua memória com homenagens como essa."
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) passa a homenagear o magistrado Eduardo Messaggi Dias, cujo nome denomina a unidade. Reconhecido por sua postura serena e firme, ele integrou o TJRR desde 2011, passando a titular da 5ª Vara Cível em 2016, cargo que ocupou até o falecimento em 2021. A juíza Graciete Sotto Mayor foi quem entregou o reconhecimento à família do magistrado.
A esposa, Josineia Mendes Geremias Dias, expressou gratidão pela homenagem e relembrou momentos importantes da trajetória do magistrado.
"É uma honra e uma grande alegria. Eduardo era um eterno apaixonado pela magistratura, pelo Tribunal de Justiça e por Roraima. Saber que seu nome e sua trajetória ficarão eternizados na história do Tribunal é motivo de grande orgulho para mim e para toda a nossa família."
O Fórum
Inaugurado no dia 12 de dezembro, o Fórum da Cidadania – Palacio Latife Salomão abriu as portas para atender a população do estado de Roraima no dia 7 de janeiro de 2025. O Fórum localizado na avenida Glaycon de Paiva, 550, área central de Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O Fórum reúne em um único espaço serviços essenciais para a sociedade roraimense, como as três unidades dos Juizados Especiais Cíveis, a Turma Recursal, as Varas da Infância e Juventude, a Vara de Justiça Itinerante, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e a Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR. Além disso, conta com instituições parceiras, como o Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Federal, Receita Federal e a OAB Seccional Roraima.
A acima da matéria, há um slide com fotos. Confira abaixo as descrições das imagens
Foto 1: Imagem colorida contém o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, falando em público durante homenagem póstuma de magistrados do TJRR, que ocorreu no Fórum da Cidadania.
Foto 2: Imagem colorida contém o presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, ao lado da placa em homenagem póstuma do Magistrado do TJRR, dês. Carlos Henriques Rodrigues, que ocorreu no Fórum da Cidadania. Do outro lado da placa está a filha e viúva do desembargador falecido.
Foto 3: Imagem colorida contém a desembargadora Tânia Vasconcelos, ao lado da placa em homenagem póstuma do Magistrado do TJRR, dês. Francisco Elair de Morais, que ocorreu no Fórum da Cidadania. Do outro lado da placa estão os três filhos, sendo dois homens e uma mulher, e a irmã do desembargador falecido.
Foto 4: Imagem colorida contém a desembargadora Elaine Bianchi, ao lado da placa em homenagem póstuma do Magistrado do TJRR, dês. José Pedro Fernandes, que ocorreu no Fórum da Cidadania. Do outro lado da placa está a filha e a viúva do desembargador falecido.
Foto 5: Imagem colorida contém o juiz convocado Fernando Mallet, ao lado da placa em homenagem póstuma do Magistrado do TJRR, juiz Rodrigo Cardoso Furlan, que ocorreu no Fórum da Cidadania. Do outro lado do juíz encontra-se a filha primogênita e ao lado da placa está a filha mais nova e a viúva do desembargador falecido.
Foto 6: Imagem colorida contém a juíza Graciete Sotto Mayor, ao lado da placa em homenagem póstuma do Magistrado do TJRR, Eduardo Messaggi Dias, que ocorreu no Fórum da Cidadania. Do outro lado da placa encontra-se o pai, a filha e a viúva do desembargador falecido.
Texto: Mairon Compagnon - Jornalista
Fotos: NUCRI
Janeiro/2025 - NUCRI/TJRR