.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

TJRR cria Unidade para Monitorar e Fiscalizar Decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

 
Fotos: CIDH
 
 
Em uma medida para fortalecer a proteção dos direitos humanos, o Tribunal de Justiça de Roraima criou uma Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/TJRR).
 
A Portaria TJRR/PR n. 290, de 24 de abril de 2024, estabelece a estrutura e as responsabilidades dessa unidade, demonstrando o compromisso com a aplicação efetiva das normas internacionais de direitos humanos.
 
A criação da UMF/TJRR é uma resposta direta às diretrizes estabelecidas pela Resolução do  n. 364/2021 do Conselho Nacional de Justiça  e pela Recomendação n. 123/2022, também do CNJ que incentivam a observância dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos pelos órgãos do Poder Judiciário brasileiro. 
 
Além disso, a iniciativa busca promover  maior conscientização sobre a jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e garantir o cumprimento das recomendações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).
 
“É fundamental que o TJRR esteja em estrita observância à atuação da CIDH. Isso porque, a partir de 1998, o Estado brasileiro passou a reconhecer a sua jurisdição, cujas funções estão previstas no Pacto de San José da Costa Rica. Lembro também que a jurisprudência da Corte é obrigatória para a União federal e demais entes federativos, e a UMF/TJRR terá como desafio dar publicidade e eficiência às decisões por ela proferidas”, destacou o desembargador Almiro Padilha, chefe e membro da UMF. 
 
A composição da UMF/TJRR inclui membros proeminentes do judiciário local, como o desembargador Almiro Padilha e o juiz de direito Marcelo Lima de Oliveira, além dos servidores Jadson Silva Costa e Josué Teles Meneses de Albuquerque.
 
Entre as principais funções atribuídas à UMF/TJRR estão:
 
Monitorar os processos em andamento na Justiça de Roraima que estão sujeitos às decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos e às recomendações da Comissão Interamericana, garantindo o cumprimento efetivo dessas determinações.
 
Divulgar oficialmente o conteúdo das decisões da Corte e da Comissão Interamericana, destacando seu impacto na jurisdição exercida pelo Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Oferecer suporte técnico e logístico às instâncias judiciais locais para agilizar o julgamento dos processos afetados pelas decisões internacionais de direitos humanos.
 
Propor ações de mediação ou conciliação para garantir o cumprimento das determinações das instâncias interamericanas.
 
É possível acompanhar as informações sobre o cumprimento das medidas de reparação exigidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Brasil no Painel de Monitoramento lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que pode ser acessado aqui.
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte