A ideia é incentivar a população a contribuir com o trabalho da justiça brasileira, de forma a avaliar as iniciativas que podem ser incorporadas ao dia a dia de trabalho.
Fotos: Divulgação
Com a proposta de construir estratégias de trabalho que possam proporcionar à sociedade um serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade, os Tribunais de Justiça do Brasil se reuniram e estão realizando a pesquisa “Gestão Participativa, juntos por uma justiça melhor”. Quem quiser participar pode acessar a pesquisa por meio do link: http://www5.tjba.jus.br/
Além das equipes dos tribunais, podem participar membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, advogados e toda a população. As participações serão recebidas até o dia 18 de julho.
Segundo a secretária de gestão estratégica do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Veruska Lobo, a consulta pública é uma iniciativa de 26 tribunais estaduais para fomentar uma participação mais efetiva da população.
“Por meio dela, estamos realizando uma consulta em relação às metas de 2022 para verificar a opinião não só dos nossos magistrados e servidores do judiciário, mas também para toda a população em relação às coordenadas que serão dadas para os próximos anos”.
A iniciativa atende a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 221 de 2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do CNJ.
A pesquisa está sendo realizada pelo quarto ano consecutivo, e é encabeçada pelo Poder Judiciário da Bahia, em parceria com os demais Tribunais de Justiça do país (TJAC, TJAL, TJAP, TJAM, TJBA, TJCE, TJDFT, TJES, TJGO, TJMA, TJMT, TJMS, TJMG, TJPA, TJPB, TJPR, TJPE, TJPI, TJRJ, TJRN, TJRS, TJRO, TJRR, TJSC, TJSP, TJSE e TJTO).