As reuniões iniciaram no dia 1º e seguem até o dia 23 de junho. A pauta é sobre como se dará o retorno gradativo dos cumpridores de penas e medidas alternativas ao cumprimento da pena de prestação de serviços à comunidade.
Fotos: Nucri TJRR
A Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), está realizando a 5ª jornada de Reuniões Setorizadas com as entidades parceiras que compõem a Rede Social de Apoio, sendo a 2ª on-line. A proposta é discutir o retorno gradativo dos cumpridores de penas alternativas, a adoção de novas temáticas de projetos sociais, além de tirar dúvidas e ouvir os testemunhos dos parceiros.
As reuniões iniciaram no dia 1º e seguem até o dia 25 de junho, com a participação de 388 Instituições parceiras. Segundo o Juiz titular da Vepema, Alexandre Magno Magalhães Vieira, é fundamental esse diálogo para esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para a retomada dos trabalhos realizados pela Vepema.
“Esses momentos nos aproximam dos nossos parceiros que têm função primordial na implementação da pena restritiva de direitos, na modalidade de prestação de serviços à comunidade, garantindo a responsabilização do cumpridor pelo ato praticado e, por outro lado, a mudança de sua conduta, reformulando seus projetos de vida”, explicou.
A servidora da Vepema, Shirlene Fraxe, ressaltou que a finalidade é dialogar, informar, ouvir, conhecer as experiências vivenciadas, os limites e perspectivas de continuidade nos encaminhamentos dos cumpridores de penas e medidas alternativas considerando, o novo normal, mantendo todas as medidas de segurança e prevenção da covid-19.
“É importante essa interação para que todos juntos possamos cada vez mais despertar para responsabilidade social e fazer a diferença na vida de cada cumpridor, contribuindo positivamente no seu processo de inclusão social'', afirmou.
Para a gestora de uma das escolas parceiras da Vepema, Elane Trajano, o alinhamento para a retomada das atividades mostra a importância dos serviços prestados pela Vara.
“O serviço prestado pela Vepema é um trabalho de inclusão social, de oportunidade para as pessoas, que possibilita a inserção dos cumpridores na sociedade e isso expressa uma via de mão dupla para as entidades parceiras, na medida em que acolhem os cumpridores e participam dos projetos sociais”, disse.
A Rede Social de Apoio é ampla, composta por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos e dão o total suporte na acolhida e no acompanhamento in loco daqueles que são encaminhados para o cumprimento da pena de prestação de serviços à comunidade.