Fotos: Nucri
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Comissão de Gestão Socioambiental, realizou a 5ª Semana do Meio Ambiente. Durante este período, a instituição distribuiu mais de 500 mudas de plantas arbóreas, frutíferas e medicinais, para magistrados, servidores e terceirizados do Poder Judiciário.
O presidente da Comissão de Gestão Socioambiental, juiz Nildo Inácio, afirmou que essa ação buscou sensibilizar os magistrados e servidores do poder judiciário de que a problemática ambiental é urgente e precisa ser enfrentada por todas as instituições, agentes públicos e pela população.
"Pretendemos com essas 550 mudas aumentar a massa florestal, e mesmo que diante do macro problema ambiental essa seja uma micro ação, ela buscou melhorar a qualidade ambiental, tanto na capital, quanto no interior”, destacou,
A chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Ivy Amaro, aproveitou a oportunidade para levar uma das mudas para casa. Ela afirma que a ideia da ação é que o plantio das mudas, seja no quintal de casa ou nos sítios, sirva para a construção de um planeta mais verde e sustentável.
A servidora do Tribunal de Justiça, Jociane Silvino de Almeida, contou que por meio da ação, encontrou uma das plantas medicinais que procurava e agora poderá ajudar a família a ter uma vida mais saudável.
“Essa entrega de mudas auxilia aquelas pessoas que não têm um pé de fruta em casa ou planta medicinal. E uma das plantas que eu queria era o pé de moringa, porque é uma planta medicinal, e como minha mãe tem diabetes, o chá traz muitos benefícios à saúde e a plantação dessa mudinha vai ajudar toda a minha família”, explicou.
A ação foi realizada de 8 a 11 de junho e quem aproveitou para levar um pouco de verde para casa, teve à disposição as plantas de Ipê amarelo, Ipê Rosa, Moringa, Goiaba, Tapereba e Açaí, doadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).