A Comissão tem como objetivo divulgar e aplicar o Plano de Logística Sustentável para a construção de um Poder Judiciário mais verde.
Fotos: Nucri TJRR
A Comissão tem como proposta, aplicar o Plano de Logística Sustentável
A CGSA tem como objetivo divulgar o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal e incentivar boas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais, serviços e recursos naturais como água, combustíveis e energia.
Segundo o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, juiz Nildo Inácio, a questão primordial em relação a logística sustentável, está na maior eficiência dos recursos públicos em termos ambientais, para que se possa realizar as atividades do Tribunal de Justiça de maneira ainda mais racional e sustentável.
“Uma das questão da logística sustentável diz respeito a obrigação reversa. É um grande desafio conseguir propor soluções sustentáveis para o Tribunal, com uma destinação adequada e mais eficiente, atendendo a todas as necessidades dos prédios da capital e do interior, de modo a reduzir os custos ambientais das atividades do Tribunal", explicou.
A execução de ações que diminuam os impactos humanos ao meio ambiente não está apenas ligada ao descarte de lixo nas ruas, mas na sensibilização da população sobre a importância de zelar pela natureza, como explica a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Ivy Amaro.
“A partir das práticas que auxiliam na redução do uso de materiais como papel, copos plásticos descartáveis e no consumo de recursos como água, energia e combustível, estamos criando um Tribunal de Justiça mais verde e mais sustentável, ressaltando a redução de impactos negativos das atividades no ecossistema”, destacou.
Vale ressaltar que a CGSA fomenta ações que estimulem a elaboração de estratégias para o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, como também, incentiva boas práticas de sustentabilidade e consumo consciente de materiais e serviços, busca sensibilizar e a capacitar magistrados, servidores e usuários do Poder Judiciário para promover o cuidado com o meio ambiente, e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.