O próximo passo é viabilizar o processo que iniciará a implementação da energia renovável nas unidades do judiciário roraimense.
Fotos: Nucri TJRR
Como parte da política de sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que inclui a substituição da matriz energética tradicional para solar, a Comissão de Gestão Socioambiental apresentou ao presidente do Poder Judiciário, desembargador Cristóvão Suter, o projeto com estudos para a implantação da energia solar nos prédios do judiciário roraimense. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 8.
Para o presidente do TJRR, a iniciativa é positiva e deve ser levada adiante. “O projeto é extremamente interessante e viável ao Tribunal e nesse sentido orientamos para que haja seguimento e que efetivamente se instale aqui uma nova matriz energética, adequada principalmente às questões ambientais”, destacou Suter.
O juiz Nildo Inácio, que presidente a Comissão de Gestão Socioambiental, reforçou que a iniciativa visa principalmente à redução de gazes poluentes ao meio ambiente. “O Tribunal de Justiça com o compromisso da sustentabilidade, objetiva reduzir essas emissões de gás carbônico no consumo de energia elétrica (termoelétrica), aderindo a uma postura sustentável e ambientalmente adequada”, enfatizou o magistrado.
Quanto aos detalhes técnicos e econômicos, a arquiteta do Poder Judiciário, Claudete Pereira, afirma que a baixa no que diz respeito as contas de energia elétrica, será considerável. “ Os principais benefícios serão a redução dos custos nas faturas de energia, além da questão de energia limpa, pois ela [energia solar] é uma energia completamente limpa”, pontuou.
O engenheiro eletricista do TJRR, Silvio Soares de Morais Silvio, adiantou que agora o próximo passo será iniciar os trâmites para a licitação da empresa que irá executar os serviços. “Estamos com os estudos técnicos concluídos e agora será assinado o termo de referência para dar encaminhamento ao processo licitatório”, confirmou o engenheiro.
Além de ser renovável, a energia solar é considerada limpa e sustentável, pois é obtida por meio da conversão direta da luz do sol em eletricidade, através do efeito fotovoltaico, que é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica em um material, após a exposição à luz.