Ação faz parte da política de sustentabilidade do Tribunal. A apresentação vai ocorrer nesta terça-feira, dia 8. A proposta é substituir a tradicional matriz energética.
Fotos: Nucri TJRR/Divulgação
Projeto será apresentado nesta terça-feira, dia 08
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) deverá substituir, em breve, a matriz energética tradicional pela solar. O projeto será apresentado nesta terça-feira 8, durante a 5ª Semana do Meio Ambiente.
De acordo com o juiz Nildo Inácio, que preside a Comissão de Gestão Socioambiental, essa é principal política de sustentabilidade do Tribunal, atualmente. "Além do baixo custo em relação ao tempo de vida útil, a energia solar é renovável, limpa e de fácil instalação”, explicou ele.
Ainda segundo o magistrado, os estudos preliminares estão sendo concluídos. “Se o projeto apresentado for aprovado, o TJRR dará início à contratação da empresa que fará a instalação dos painéis fotovoltaicos nos prédios do Poder Judiciário, de forma progressiva, conforme a disponibilidade orçamentária”.
Essa alternativa oferece inúmeras vantagens, inclusive econômicas, especialmente em tempos nos quais as tarifas não param de subir. “A partir do momento que o Tribunal passar a gerar energia elétrica e fornecê-la à distribuidora, haverá uma redução significativa dos custos” garantiu o engenheiro eletricista do TJRR, Silvio Soares de Morais.