Foto: Nucri TJRR/Divulgação
Evento ocorrerá de forma virtual e discutirá caminhos para a prevenção deste tipo de ataque
Nesta sexta-feira, 21, será realizado o 5º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Cristóvão Suter, membro do Conselho Consultivo, participará da videoconferência, que tem como tema: “Ataques Cibernéticos - Adoção de uma Política Preventiva de Maior Segurança: Encaminhamento Necessários”.
O presidente do TJRR acredita que o encontro será altamente produtivo, abrindo a possibilidade de incremento das medidas de segurança contra as constantes ameaças cibernéticas. “Conhecer quais são os principais ataques e desenvolver uma política de segurança e prevenção constituem medidas de extrema importância na área de Tecnologia da Informação”, enfatizou Suter.
A proteção contra um ataque cibernético deve ser contínua. Ela garante que os dados ficarão protegidos contra as principais ameaças de segurança. Além disso, reduz os riscos de perda de dados.
Segundo o secretário de Tecnologia e Informação do TJRR, Wagner Alves Pinheiro, a apresentação dessas temáticas em reuniões nacionais evidencia a importância da criação de uma política de prevenção e preparação contra ataques cibernéticos.
“Recentes ataques evidenciam a realidade do perigo de se operar em um ambiente digital. Esta reunião traz ao debate figuras fundamentais que têm poder de definir e tomar ações para uma melhoria do nível de preparação dos tribunais de todo Brasil”, explicou.
Para evitar esse tipo de ataque às bases de dados do Poder Judiciário, o TJRR tem investido em ferramentas de alto padrão. Além disso, regularmente, os sistemas, as políticas de monitoramento e prevenção a ataques cibernéticos, são revisados pela equipe de TI.
Além de representantes dos Tribunais de Justiça, também participarão do evento o Juiz da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário (CCSPJ), Alexandre Libonati de Abreu, e o diretor do Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação do Conselho Nacional de Justiça, Thiago de Andrade Vieira.