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TJRR eleva nível da prestação jurisdicional com Sistema de Gestão da Qualidade

Implantado em 2019, o SGQ permite a padronização e a normatização dos fluxos e obtenção do certificado internacional ISO 9001.

 

Fotos: Nucri TJRR

Mão segurando caneta, e papel com gráficos coloridos em cima de uma mesa.

 

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), implementado no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em 2019, é uma ferramenta de aprimoramento, controle e padronização dos fluxos. Desde a implementação, é possível mensurar a eficácia das ações adotadas.

Segundo Cristine Helena Miranda, analista de Negócios do TJRR, na época, foi adotado o padrão normativo ISO 9001:2015. ˜É um sistema de gestão cujo intuito é otimizar processos e torná-los ágeis, buscando sempre a satisfação dos jurisdicionados”.

"Inicialmente, a administração definiu como escopo da ISO, ou seja, os setores que seriam auditados e certificados, a Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa da Comarca de Boa Vista e a Secretaria Unificada das Varas Criminais da capital”, explicou a analista de negócios."

Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura do Tribunal, permitindo que ele cresça e mantenha a qualidade dos serviços prestados.

A subsecretária de Planejamento e Qualidade Érika Horta, acrescentou que esse sistema proporciona ao Tribunal, maior segurança nas tomadas de decisões, com base nos indicadores estabelecidos. "Para gerarmos resultados devemos ter disciplina, ou seja, fazer conforme os procedimentos, instruções de trabalho e processos previamente estabelecidos, de forma a garantir a padronização e melhoria dos produtos e serviços", pontuou.

Segundo Érika, para o sucesso do programa, é necessário que os Setores do apoio indireto, composto pelas Secretarias, como  Gestão de pessoas, Tecnologia da informação, Gestão Administrativa e inclusive a própria Gestão Estratégica mantenham os  processos padronizados e atualizados.

O TJRR obteve a certificação no ano passado, após uma série de auditorias internas, que apontaram observações e oportunidades de melhorias.

Para as servidoras, inúmeros são os benefícios da implementação do SGQ. “Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento", reafirmou.

Além disso, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Ao fim, a secretária de Gestão Estratégica pontuou que a manutenção e expansão da certificação ISO é uma das prioridades da Administração, compondo as iniciativas estratégicas que serão mantidas no radar das prioridades, conforme se verifica no Plano de Gestão.

 
 
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