.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

ACESSO À JUSTIÇA - Justiça Itinerante inicia atendimento em abrigos indígenas

Os serviços seguem até o dia 21 de maio, respeitando as medidas necessárias para evitar o contágio pelo Coronavírus.

Fotos: Nucri TJRR

 Servidora da Justiça Itinerante, sentada atrás de uma mesa, com pessoas sentadas em cadeiras de plástico na frente dela dentro de uma sala em um abrigo.

Os atendimentos iniciaram nesta segunda-feira e seguem até o dia 21 de maio

 

Para garantir o acesso à justiça por parte dos indígenas que estão vivendo em abrigos na capital e nas cidades do interior, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Vara da Justiça Itinerante, iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de maio um mutirão de atendimentos aos abrigos indígenas no Estado. Os trabalhos seguem até o dia 21.  

Ao todo, serão visitados cinco abrigos, sendo quatro em Boa Vista e um em Pacaraima, município localizado na fronteira Brasil/Venezuela. Segundo o juiz titular da Vara da Justiça Itinerante, Erick Linhares, a atuação está focada em atender, principalmente, os refugiados pertencentes à etnia Warao.

“Há mais de 20 anos o TJRR realiza atendimentos às populações indígenas do Estado. São mais de 60% dos indígenas do estado de Roraima, registrados em ações de cidadania efetuadas pelo Poder Judiciário por intermédio da Vara Justiça Itinerante, e neste momento, estamos retomando os serviços à população, após a diminuição do número de casos da Covid-19”, explicou.

Serão ofertados os seguintes serviços: termo de guarda (crianças e adolescentes desacompanhados ou separados), união estável, emancipação, emissão de certidão de nascimento (pessoas que estão com Declaração de Nascidos Vivos da criança rasurada ou perderam) e a retificação da certidão de nascimento para inclusão da etnia ou nome indígena.

O coordenador dos Programas de Acesso à Justiça, Darwin Lima, afirma que para manter os cuidados necessários e evitar o contágio pelo Coronavírus, uma pequena equipe irá se dirigir aos abrigos para peticionamento e gravação dos depoimentos dos jurisdicionados, e enviar para os juízes tomarem as medidas cabíveis.

“As Organizações Não Governamentais que trabalham com os abrigados farão uma busca para fazer um mapeamento dos serviços que serão prestados e, a partir de então, será feita a petição e enviada para o Projudi, para que o juiz tenha acesso e dê andamento aos processos", completou.

São parceiros desta ação a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Unicef, Acnur, Avsi e a ONG Fraternidade.

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte