Primeiro encontro teve apresentação do Plano de Gestão e ponto de vista dos conselheiros quanto às ações para as próximas reuniões
Reunião ocorreu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto em Boa Vista (Fotos: Nucri TJRR)
Criado para ampliar os canais de comunicação com a sociedade e consolidar um Poder Judiciário mais democrático, o Conselho Interinstitucional Consultivo (CIC), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), se reuniu pela primeira vez nesta sexta-feira, dia 30 de abril. Na oportunidade, os integrantes do Conselho puderam conhecer os detalhes do Plano de Gestão do biênio 2021/2023.
O encontro foi conduzido pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. Ele avaliou como positivo este primeiro contato. “Foi altamente positivo. Recebemos os representantes de diversos setores da sociedade, que foram muito ativos em relação às manifestações e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso Plano de Gestão. E a pretensão é que esse trabalho seja ainda mais fortalecido com os nossos parceiros”, avaliou o presidente.
Uma das conselheiras, a médica Magnólia Rocha, que está à frente, hoje, da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), disse que são importantes esses encontros e esta iniciativa para que o Tribunal esteja ainda mais perto da sociedade. “As sugestões vão surgir oriundas do povo, desta relação. A forma que o Judiciário vai ter de ouvir os anseios dessa população”, pontuou.
Representando o Ministério Público de Roraima (MPRR), o procurador de justiça Alessandro Tramujas Assad, acredita que a iniciativa é de extrema importância. “É um passo a mais na construção de um Judiciário mais forte para o Estado, no sentido que ele consiga ter realmente esse encontro com a sociedade, buscando o apoio de parceiros externos com uma visão múltipla”, frisou.
O procurador-geral do Estado, Marcos Gil Barbosa Dias, disse que o evento só melhora o diálogo e o trabalho conjunto. “Com todos remando para o mesmo lado eu tenho certeza que vai ser um sucesso essa iniciativa”, reforçou.
Plano - O Plano de Gestão 2021/2023 do Poder Judiciário do Estado de Roraima foi elaborado nos termos da Resolução nº 325/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e traçou as diretrizes para o período de 2021/2026, e da Resolução TJRR 48/2020, que aprovou o Planejamento Estratégico do órgão roraimense.
O Plano de Gestão, estruturado em metas e indicadores de desempenho de curto prazo, constitui uma ferramenta destinada a convergir os esforços de todas as áreas envolvidas na consecução das metas e seus respectivos projetos estratégicos, assim como das ações propostas para este biênio. Nele, foram definidos quatro Pilares Estratégicos - Governança, Inovação e Sustentabilidade, Gestão Estratégica de Pessoas e Acesso à Justiça.
O Conselho – Instituído pela portaria de número 574, de março de 2021, o Conselho Interinstitucional Consultivo é um canal de interlocução com os diversos segmentos da sociedade e da Administração Pública, objetivando o aperfeiçoamento da atividade judicante e a ampliação dos canais de comunicação. É presidido pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. Observa, ainda, os princípios de gestão participativa e democrática, previstos na Resolução de número 221/16, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A reunião foi realizada no auditório do Fórum Sobral Pinto, obedecendo todos os critérios de segurança recomendados pelas autoridades em saúde por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O próximo encontro do Conselho deverá ser agendado dentro dos próximos dois meses.