.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

30 anos do TJRR - Atuação da Vepema vai além das propostas de alternativas penais

Desde 2015 já foram instituídos mais de 140 projetos sociais voltados à inclusão social 
 
Fotos: Acervo TJRR 
 
Imagem dividida em duas fotos, na foto da esquerda servidores de pé posando em uma sala com alguns computadores; na foto da direita, servidores de pé tirando foto, com camisas em cabides na parede de fundo.
 
A Vara  representa um dos meios mais eficazes de prevenção da reincidência criminal
 
Para contribuir e regular  a aplicação de medidas menos restritivas e mais eficazes de prevenção à reincidência criminal, foi criada em 2014 a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas  (Vepema) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). 
 
A criação é fruto da continuação de outros programas relacionados ao sistema prisional, com a mesma proposta de estabelecer alternativas penais, como a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa/RR), em 2001. 
 
Após a instituição da Vepema, a Vara assumiu um dos programas da Central de Acompanhamento, a Rede Social de Apoio, que atualmente conta com 388 parceiros governamentais e não governamentais, atendendo as modalidades de penas restritivas de direitos como: prestação de serviços à comunidade, limitação de final de semana e, ainda, a medida de tratamento.
 
Nesse percurso, a Vepema apresentou respostas penais e sociais às alternativas penais, representando um dos meios mais eficazes de prevenção da reincidência criminal, afinal, sua estrutura conta com profissionais das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia. 
 
Para o juiz titular da Vepema, Alexandre Magno, fazer parte desta história às vésperas da comemoração dos 30 anos do Tribunal de Justiça de Roraima, a serem comemorados no próximo dia 25, é uma dádiva. “Poder contribuir através das atividades como magistrado, onde pude participar e presenciar várias lutas de um Tribunal dinâmico e inovador, sempre buscando aprimorar e prestar um serviço de qualidade voltado para a sociedade roraimense”, detalhou o juiz.
 
Ele reafirma ainda que, estando a frente da  Vara de Penas e Medidas Alternativas  pôde estar diretamente em contato com a comunidade e, assim, contribuir com meios que melhorem o processo de pacificação da sociedade e melhoria da sua qualidade de vida, visando diminuir a reincidência penal. “ Preservando, com isso, os vínculos familiares e profissionais. Parabéns ao nosso Poder Judiciário! Que juntos possamos continuar crescendo e cuidando das pessoas”, celebra o magistrado. 
 
Crianças se apresentando tocando tambor em praça, com várias pessoas de pé assistindo e uma tenda branca ao fundo. e imagem dos 30 anos do TJ
 
Projetos sociais 
 
Em 2015 o TJRR, por meio da Vepema, lançou o primeiro edital para Seleção de Projetos Sociais a serem contemplados com o repasse dos recursos oriundos das penas pecuniárias. Naquele ano 13 projetos foram selecionados.  Desde então, até 2019, foram aprovados 140 projetos sociais voltados à inclusão social, envolvendo ações com público beneficiado na faixa etária desde os 3 anos aos maiores de 60 anos, em diversas áreas, como esportivas e culturais, de sustentabilidade ambiental, empreendedorismo, educação participativa e segurança pública. 
 
Imagem dividida em duas fotos, na foto da esquerda há pessoas olhando um stand com um cartaz de um lado e uma ilustração de uma pessoa colhendo do outro lado, e uma mesa com frutas no centro. na foto da direita há uma mesa com vários jogos em cima dela, na frente de uma parede com a escrita: “educar a mente sem educar o coração, não é educação!”.
 
Em novembro do mesmo ano foi criada a Feira de Resultados dos Projetos Sociais que possibilita uma resposta pública da utilização dos recursos oriundos das penas de Prestação Pecuniária (PPs), que são os pagamentos em dinheiro à vítima, ou a entidade pública ou privada com destinação social. Esse dinheiro é destinado para a sociedade, servindo como estímulo para que os projetos criados pudessem ter continuidade. 
 
A servidora da Vepema, Shirlene Fraxe, acredita que nestes 30 anos do TJRR são de garra e desafios.  “Nos deixa quase que sem palavras. É gratificante acompanhar e poder fazer parte de tão relevante  Corte de Justiça que não para  de inovar e de se preocupar com o ser humano e não tão somente com o processo, isso já bem demonstrado desde a implantação da Ceapa/RR. O Poder judiciário preocupado com a causa dá mais um passo relevante com a criação e instalação da Vara de Penas e Medidas Alternativas em 2014.  Parabéns a todos que juntos fazem a instituição Tribunal de Justiça”, parabenizou.
 
Banner de 30 anos do Tribunal de Justiça, com o número 30 grande no centro da imagem.
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte