.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

30 anos: Plano Estratégico 2015‐2020 foi um marco na história do Poder Judiciário Roraimense

O TJRR saiu do do penúltimo lugar no IPCJUS, em 2014, para o 1º lugar, já em 2016.
 
Foto de desembargadora falando para pessoas sentadas em cadeiras em auditório na frente dela e com bancada atrás dela.
Foto: Arquivo NUCRI
 
 
O planejamento estratégico é um desafio para a justiça brasileira e para o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) não seria diferente. O Plano Estratégico 2015-2020 é considerado um marco na história do Poder Judiciário Roraimense.
 
A então presidente do Tribunal, desembargadora Tânia Vasconcelos, conta que, nos anos anteriores, havia se deparado com erros e acertos e se deu conta da utilidade transformadora dessa ferramenta, que segundo ela, é o primeiro passo para a evolução.
 
Imagem com duas fotos, na foto da esquerda, servidora de pé aponta para projeção de apresentação, e na foto da direita quatro servidores de pé de mãos dadas, atrás de bancadas com computadores.
 
“A premissa básica era integração, interna e externa. Ser estratégico implica em estarmos integrados na busca da excelência em um ambiente saudável, agradável, no intuito de cumprirmos nossa missão, que é fazer Justiça”.
 
A assessora especial da Presidência naquele período, Inaiara Sá, lembra que houve uma mudança na metodologia para que o planejamento fosse participativo e a governança pudesse ser fortalecida.
 
“Quando as pessoas participam desde a elobração, é mais fácil engajá-las na execução e na avaliação. Você divide a decisão com todos aqueles que fazem parte da instituição. Isso é governança”, disse ela.
 
De acordo com Inaiara, antes da elaboração do Plano Estratégico 2015-2020, foram realizados seminários. Um deles com o tema “Onde está você nessa história?”. O banner continua exposto até hoje no Fórum Cível.
 
“Formamos três grandes grupos. Um com magistrados e servidores, outro com instituições do Judiciário, como o Ministério Público, e o terceiro com a sociedade civil organizada, aqueles que de alguma forma recebem o serviço do Tribunal. E foi um processo até dolorido para os gestores, porque ouvir não é fácil. Você percebe que há coisas melhores do que você imaginava e outras não tão boas. Foi um processo de amadurecimento muito importante para o Tribunal. E o planejamento estratégico foi todo embasado nas expectativas e necessidades desses grupos”, explicou.
 
Imagem com duas fotos,a primeira é a desembargadora falando para pessoas sentadas em cadeiras em auditório na frente dela e com bancada atrás dela. e na segunda é servidora falando ao microfone e ao fundo projeção de apresentação e outra servidora sentada atrás de um computador.
 
O TJRR saiu do do penúltimo lugar no Indíce de Produtividade Comparada da Justiça, o IPCJUS, em 2014, para o 1º lugar, já em 2016. É um indicador que se apresenta no relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
“Como já fomos um dos piores índices, buscamos entender como poderíamos melhorar esse índice e fizemos planejamento específico para ele, para aumentar a nossa performance. Era uma meta dentro do planejamento estratégico”, detalhou a servidora.
 
Em resumo, o IPCJUS mede a capacidade de produção e solução de conflitos dos tribunais. “Ele analisa, por exemplo, a nossa taxa de congestionamento e coloca numa projeção de comparação com nossa despesa total”.
 
Imagem dos 30 anos do TJ e banner do “Onde está você nessa história” com várias fotos pequenas dos servidores do Tribunal de Justiça.
 
Do Plano Estratégico 2015-2020 estabelecido, 92% foi  cumprido. Desde que se tornou 100%, o TJRR sempre teve a menor taxa de congestionamento. “A missão do Tribunal é a pacificação social. Acreditamos que quando um processo é arquivado, cumprimos nossa missão. E o IPCJUS um indicador que nos ajuda nisso”, finalizou Inaiara.
 
Banner de 30 anos do Tribunal de Justiça, com o número 30 grande no centro da imagem.
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte