Primeiro concurso para magistrados do TJRR foi em 1991
O ano era 1991. O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) já havia sido instalado, mas restava cuidar da instalação da jurisdição como um todo. Daí a necessidade de realizar concursos para a entrância de magistrados na Justiça de Roraima. Em um de seus primeiros atos, o Tribunal Pleno do Poder Judiciário Estadual lançou o primeiro concurso público para provimento de cargos de Juiz de Direito Substituto.
Foram onze vagas ofertadas e preenchidas, sendo os primeiros magistrados aprovados e nomeados em 22 de novembro de 1991: Lupercino de Sá Nogueira Filho, Mauro José do Nascimento Campello, Jorge Luiz de Oliveira Fonseca Barroso, Alcir Gursen De Miranda, Agenor Cefas Cavalcante Jatobá e Tânia Maria Brandão Vasconcelos, a primeira desembargadora e presidente mulher do TJRR.
Na época, os quatro primeiros colocados do concurso foram lotados na Capital, Boa Vista, onde só existiam duas Varas, uma cível e outra criminal, ambas funcionando no Fórum Advogado Sobral Pinto, onde estava instalado o Poder Judiciário de Roraima.
Aprovada no primeiro concurso para juiz, Tânia Vasconcelos foi a primeira mulher desembargadora e presidente do TJRR
Uma das aprovadas no primeiro certame para o cargo de Juiz de Direito Substituto foi a desembargadora roraimense Tânia Vasconcelos, que já era concursada no Estado do Amazonas como Promotora de Justiça, mas viu no concurso a oportunidade de voltar à sua terra natal.
“Como boa macuxi, a gente está sempre sonhando em voltar para casa, então o concurso me trouxe de volta e me deu muitas alegrias como roraimense e como mulher, pois fui a primeira mulher a tomar posse ainda em 1991”, destacou.
Em novembro deste ano, a desembargadora comemora 30 anos de magistratura no Tribunal de Justiça. Para ela, o TJRR serviu como aprendizado para o exercício da profissão.
“Ao longo desses 30 anos, o TJRR tem sido uma escola e posso dizer que aprendi a amar esse lugar”, completou.
Segundo concurso para magistrados do TJRR foi em 1996
O segundo concurso público para a magistratura roraimense foi lançado em 22 de fevereiro de 1996. Neste, foram disponibilizadas 13 vagas, das quais nove foram preenchidas. Uma delas foi a do atual presidente do TJRR, desembargador Cristovão José Suter Correia da Silva.
Posse dos juízes Graciete Sotto Mayor Ribeiro, Rommel Conrado, Jésus Rodrigues do Nascimento, Luiz Fernando Castanheira Mallet, Agamenon A. M. Júnior, Mozarildo Monteiro Cavalcanti, Cristóvão José Suter Correia da Silva, César Henrique Alves e Antônio Augusto Martins Neto
Atualmente sete estão em atividade: três desembargadores, três juízes de direito e uma juíza de direito.
Terceiro concurso para magistrados em 2000
O terceiro concurso teve edital publicado em fevereiro de 2000. Inicialmente com onze vagas disponibilizadas, porém, 20 foram preenchidas por conta do surgimento de novas vagas dentro do prazo de validade do concurso, das quais atuam hoje 11 juízes e uma juíza de direito.
Posse dos juízes Marcelo Mazur, Breno Jorge Portela Silva Coutinho e Maria Aparecida Cury
Mais um concurso em 2007
No dia 19 de dezembro de 2007, o quarto concurso para magistrados foi lançado. Com seis vagas e a formação de um cadastro reserva, já prevendo crescimento do Poder Judiciário no Estado e a necessidade de acompanhar essa nova demanda, foram aprovados e nomeados 22 candidatos, mas a posse dos aprovados só veio três anos depois. Desses, 14 ainda atuam na magistratura roraimense, sendo nove juízes e cinco juízas de Direito.
Posse dos juízes Aluízio Ferreira Vieira, Rommel da Silva Patriota, Caroline da Silva Braz, Bruno Fernando Alves Costa e Cláudio Roberto Barbosa de Araújo
2015: Último concurso para magistrados realizado pelo TJRR
No dia 12 de fevereiro de 2015, o Tribunal tornou público um novo concurso para magistratura, sendo oferecidas novamente seis vagas e mais formação de cadastro reserva. Este certame continua em vigência, tendo até o presente momento nomeado 22 candidatos. Em exercício estão 19, sendo três Juízas de Direito, cinco Juízes de Direito, três Juízas Substitutas e oito Juízes Substitutos.
Posse dos juízes Noêmia Cardoso Leite de Souza e Reinaldo Paixão Bezerra Júnior