.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Juizados Especiais - O Poder Judiciário mais próximo do cidadão

Criados para resolver gratuitamente causas consideradas simples, têm como objetivo a conciliação e o acordo  (Fotos: Acervo TJRR)

 

Em Roraima os primeiros Juizados Especiais foram criados em 1996, após a entrada em vigor da Lei n.° 9.099/1995. Na época, as então juízas Tânia Vasconcelos e Elaine Bianchi, atuaram como titulares dos Juizados Cível e Criminal respectivamente.

Criados para resolver, gratuitamente, causas consideradas simples, os Juizados Especiais têm como objetivo a conciliação e o acordo, maneiras cidadãs de se resolverem desavenças e evitar conflitos.

No Tribunal de Justiça de Roraima, os Juizados Especiais Cíveis e da Fazenda Pública estão localizados no Fórum Advogado Sobral Pinto e o Juizado Especial Criminal no Fórum Criminal.

Hoje, os juizados estão funcionando de forma remota devido à pandemia. “As audiências são por videoconferência e as partes ao serem intimadas da audiência recebem um link para entrar numa sala virtual, com dia e hora marcada”, informou Flávio Dias, diretor da Secretaria Unificada dos Juizados Especiais Cíveis.

Nos Juizados Especiais Cíveis, em causas com valor de até 20 salários-mínimos, não é necessário a parte constituir advogado para fazer valer o seu direito. Em causas cujo valor ultrapasse 20 salários-mínimos a lei exige o acompanhamento de um profissional.

Já o Juizado Especial Criminal é competente para conciliar e julgar infrações penais de menor gravidade - contravenções e crimes com pena máxima não superior a dois anos. Na decisão, o juiz procura, sempre que possível, fazer com que a parte ofensora repare os danos sofridos pela vítima e busca a aplicação de pena não privativa de liberdade.

O Juizado Especial da Fazenda Pública tem competência de processar, conciliar e julgar causas cíveis promovidas por particulares em desfavor do Estado e Municípios e suas respectivas autarquias, fundações e empresas públicas, até o valor de 60 (sessenta) salários mínimos.

O Juizado da Fazenda Pública também foi a primeira unidade do TJRR a utilizar o Processo Judicial eletrônico (PJe). Trata-se de um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros, projetado para ser a solução única para todos os ramos e graus do Poder Judiciário do país.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte