Foto: Divulgação
Desde o início da pandemia do coronavírus, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está atento a medidas para conter a proliferação da doença, além de cuidados e informações necessárias a magistrados e servidores para que estes saibam como proceder, caso sejam infectados ou estejam com suspeita da doença.
Nesse sentido, foi lançado, nesta segunda-feira (22), o hotsite “Juntos Contra a Covid-19”, um canal de comunicação para que magistrados e servidores tenham um local específico com todas informações sobre a Covid-19, a exemplo de notícias, teletrabalho, portarias e legislação, canais atendimento, apoio psicossocial, dentre outras. As informações podem ser acessadas no link: https://sites.google.com/tjrr.
Ainda em março de 2020, o TJRR, foi uma das primeiras instituições do Estado a adotar medidas preventivas ao coronavírus, como a adoção do teletrabalho, testagem em massa de magistrados e servidores, terceirizados e estagiários, além de aquisição de equipamentos de proteção individual e materiais de higiene e limpeza.
A higienização diária dos prédios da Corte também ganhou atenção especial, principalmente após a publicação de portaria que suspendeu o Plano de Retorno das Atividades Presenciais, considerando as medidas restritivas impostas por decreto municipal e o agravamento da pandemia na região norte.
O TJRR disponibilizou para servidores e magistrados todos os meios necessários para realização do teletrabalho, como a cedência de computadores/equipamentos para aqueles que necessitam, com a devida formalização do pedido.
Com a intenção apoiar seus membros e colaboradores que foram infectados ou estão com suspeita da doença, o Tribunal, por meio do Escritório de Saúde, lançou a campanha “Mão Amiga”. O objetivo da iniciativa é reativar, reestruturar e fortalecer a rede de apoio interna da instituição, dando agilidade e qualidade ao atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 de grau leve, de forma a acolher o paciente no que tange aos atendimento clínicos e primários, por meio do trabalho remoto.
Por meio da Portaria nº 528/21, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, também foi criado o Comitê de Gerenciamento de Crise – COVID 19, com a finalidade de analisar, monitorar e indicar ações responsivas à pandemia do coronavírus no âmbito do Poder Judiciário roraimense.
Dentre as principais competências do Comitê estão deliberar sobre decisões e ações emergenciais internas relacionadas à COVID-19; elaborar plano de comunicação com o objetivo de comunicar as decisões e as ações do Comitê; mobilizar unidades diversas do TJRR na viabilização das ações responsivas à crise; acompanhar constantemente o cenário pandêmico, com reavaliação/alteração das medidas implementadas, e reavaliar o plano de ação para que o retorno das atividades jurisdicionais e administrativas ocorra de forma segura, com redução dos riscos de contágio pelo novo coronavírus.