Foto: Nucri TJRR
O atendimento acontecerá sob a tutoria de servidores do Judiciário
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) apresentou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante reunião virtual, um projeto a ser implantado pela atual gestão, com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços prestados pela justiça roraimense.
Trata-se do projeto Postos Avançados, por meio do qual o público terá acesso a equipamentos de informática, com internet, para realização de audiências judiciais ou registro de um simples Boletim de Ocorrências, por exemplo. O atendimento acontecerá sob a tutoria de servidores do Judiciário.
Pretende-se instalar essas novas unidades nos municípios do Estado que não são sede de comarca e, também, em locais da Capital mais distantes da área central. A previsão é de que a inauguração do 1º Protótipo de Postos Avançados seja realizada já no próximo mês.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, e pelo juiz auxiliar da presidência, Bruno Costa, acompanhados do representante do Ministério, o secretário nacional, Cláudio de Castro Panoeiro.
O encontro ocorreu na tarde de segunda-feira (15) e teve como pauta geral: Políticas Públicas de Justiça e Cidadania. Após a apresentação do projeto, feita pelo presidente e pelo juiz auxiliar da presidência, o secretário nacional se mostrou a favor de uma parceria com o TJRR, para o seu desenvolvimento.
Segundo o presidente Trbunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, a iniciativa possibilitará que as localidades mais afastadas sejam integradas ao sistema de justiça de maneira efetiva, mediante à instalação de postos avançados de atendimento do Poder Judiciário.
“Esses postos farão todo o primeiro atendimento. Desde a prestação de informação ao cidadão até a realização de audiências, sem a necessidade de deslocamento à sede da comarca ou a unidades judicais distantes, o que promoverá ao cidadão maior acesso ao Judiciários e seus serviços”, detalhou o presidente.