As unidades passaram por auditorias internas com a participação de consultores da Norma Internacional.
Fotos: Nucri TJRR
As unidades certificadas, funcionam no Fórum Criminal do TJRR
O início de 2021 para o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está sendo de produtividade com resultados nacionais e internacionais. A Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa, assim como a Secretaria Unificada das Varas Criminais do Judiciário de Roraima, receberam a certificação do ISO 9001 (International Organization for Standardization) - norma internacional que prevê padrões, requisitos e regras que as organizações devem adotar para a garantia da qualidade dos serviços prestados.
Para mensurar e estabelecer os padrões nos serviços internos e externos do Tribunal de Justiça de Roraima, foram realizadas auditorias durante todo o ano de 2020, com uma concentração maior do trabalho em setembro, quando foi estabelecido um cronograma de atividades.
Os trabalhos, realizados por videoconferência, foram conduzidos por dirigentes do Poder Judiciário e consultores da Norma.
Para a titular da Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa, juíza Daniela Schirato, a certificação representa reconhecimento. “A certificação do ISO 9001 é a concretização do reconhecimento do bom trabalho que já vinha sendo desempenhado pela equipe da Vara de Entorpecentes, o que, sobretudo, contribuiu para a formação de uma consciência do grupo de que há sempre melhorias a serem adotadas, buscando o objetivo principal que é a excelência na prestação jurisdicional”, ressaltou o magistrada.
A servidora da Vara, Wendlaine Raposo, disse que a norma veio para formalizar e aperfeiçoar a padronização que já era praticada pelo Poder Judiciário. “Com a necessidade de formalizar todos os procedimentos pudemos mapear todas as atividades da unidade, conhecendo os pontos positivos e nossas falhas”, destacou.
O diretor da Secretaria Unificada das Varas Criminal, Emerson Azevedo, também acredita que a certificação é o reconhecimento do trabalho. “ Um trabalho desenvolvido por servidores que se entregam para, de modo padronizado e direcionado, levar a jurisdição para a sociedade. Chegamos no ponto de maturidade como instituição”, avaliou o servidor.
A ISO 9001 - É um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. (fonte: https://certificacaoiso.com.br/iso-9001/).