Mais celeridade e ampliação da atuação do Judiciário para que esteja ainda mais próximo da sociedade, estão entre as metas do planejamento.
Fotos: Nucri TJRR
Ações serão implementadas durante o Biênio 2021/2023
“O desafio se revela grandioso frente à crise sanitária e mundial, causada pela Covid -19. Mais do que nunca, se exige do administrador público coragem, organização e criatividade, a fim de promover as ações que atendam às expectativas da população”.
É com esta afirmação que o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Cristóvão Suter, avalia a importância das ações que serão executadas a partir do Plano de Gestão para o Biênio 2021/2023. Ele vai trabalhar quatro Pilares Estratégicos: Governança, Inovação e Sustentabilidade, Gestão Estratégica de Pessoas e Acesso à Justiça.
O Plano foi divulgado, nessa quarta-feira (10), pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal. Segundo a secretária da unidade, Veruska Anny Lobo, o documento serve como base para a execução das atividades neste biênio.
“Ele foi elaborado em observância à Resolução do Conselho Nacional de Justiça de número 325/2020, que instituiu a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e à Resolução TJRR 48/2020, que aprovou o Planejamento Estratégico Institucional. O Plano propõe uma síntese das principais iniciativas estratégicas que deverão estar permanentemente no radar da alta administração desde o início do biênio”, observou a secretária de Gestão Estratégica.
Em detalhe, cada um dos quatro pilares, vai incrementar ações para reforçar o trabalho que TJRR já realiza estruturado em metas e indicadores de desempenho de curto prazo. Sobre a Gestão Estratégica, o documento indica a priorização de iniciativas para adequação do modelo de gestão de pessoas às exigências da sociedade atual, às transformações das relações de trabalho e aos avanços da tecnologia da informação e da comunicação.
No quesito Governança, a proposta é incrementar iniciativas voltadas à modernização administrativa, composta por ações em curso ou inovadoras, que possam gerar maior eficiência operacional com menores custos e utilização sustentável dos recursos.
Quanto à Inovação e Sustentabilidade, a gestão 2021/2023 priorizará a ampliação das soluções eletrônicas, como a implementação do juízo 100% digital, que visa garantir maior disponibilidade das informações, serviços e sistemas essenciais da justiça, além de assegurá-los com a devida confiabilidade.
E no quarto pilar, que é o de Acesso à Justiça, a previsão é que sejam criados postos avançados de atendimento do Judiciário em comunidades e cidades que não constituem sedes da comarca, dotados de sistema de comunicação, permitindo a realização de peticionamento e audiências, expedição de certidões, além de consulta a processos.
O documento completo com todos os detalhes do Planejamento Estratégico para o Biênio 2021/2023, pode ser acessado no link: https://estrategia.tjrr.jus.