De acordo com a bibliotecária Madrice Pereira, a profissão tem sua relevância pública, mas ainda é pouco conhecida
Foto: Arquivo pessoal
No dia 12 de março é comemorado o Dia do Bibliotecário. O Poder Judiciário de Roraima dispõe em seu quadro de servidores de duas bibliotecárias, que são as pessoas responsáveis por gerenciar o setor de Biblioteca, o que compreende uma série de tarefas, como catalogação e indexação de obras e manutenção de sistemas. Madrice Pereira, bibliotecária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) desde 2015 e Maryluci Melo, servidora há 14 anos.
De acordo com a bibliotecária Madrice Pereira, a profissão tem sua relevância pública, mas ainda é pouco conhecida. “Muitos acham que a função do bibliotecário é basicamente operacional, mas poucos sabem que somos responsáveis por gerenciar os sistemas de informação da Biblioteca, prestamos serviços de assessoria e pesquisa, desenvolvemos ações educativas entre outras funções”, afirmou.
Conforme Madrice a Biblioteca do TJRR é especializada na área jurídica e áreas afins. “A missão do setor é fornecer informação em doutrina e legislação necessária para subsidiar as atividades judicantes e administrativas do Tribunal. O acervo abrange as áreas de Ciências jurídicas, Administração pública, Tecnologia e gestão da informação e da Comunicação, Gestão de pessoas, entre outros”, explicou.
A servidora salientou que o local funciona de forma híbrida (presencial e on-line), mas por conta da pandemia, o atendimento on-line tem prevalecido. “Dispomos de salas para estudo individual e em grupo, com acesso à internet para pesquisas acadêmicas aos usuários em geral (públicos interno e externo), mas em virtude do agravamento da situação do coronavírus, esse atendimento está suspenso”.
A Biblioteca dispõe de duas plataformas digitais que, segundo a servidora, são de extrema relevância para auxiliar magistrados e servidores no desenvolvimento do trabalho.
“Temos a Plataforma FÓRUM que é um conjunto de bibliotecas digitais composto por módulos que possibilitam a pesquisa, ao mesmo tempo, em Revistas Científicas, Livros, informativos etc, e temos a plataforma SINTESENET JURÍDICO que contempla os principais conteúdos necessários ao dia a dia dos profissionais do universo jurídico, com legislação atualizada em tempo real”, acrescentou.
As plataformas estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça de Roraima. Clique aqui.