A solenidade também contou com a certificação internacional ISO 9001, que o TJRR passa a ter, e pela inauguração do auditório revitalizado do Fórum Cível
Fotos: Antônio Diniz
A solenidade de Abertura do Ano Judiciário foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 1º, por meio do Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências e transmitida pelo YouTube
Apesar da necessidade do distanciamento social, devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a tradicional Abertura do Ano Judiciário de Roraima, foi realizada com a participação de diversas autoridades. No entanto, desta vez, de maneira virtual, por meio do Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências), desenvolvido pelo próprio TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), e transmitida ao público por meio do canal da instituição no Youtube.
Ao declarar aberto o Ano Judiciário 2021, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, prestou reconhecimento a magistrados e servidores pela colaboração no alcance de resultados de reconhecimentos nacional e internacional, como a conquista da certificação ISO 9001 e lançou o livro Tribunal de Justiça de Roraima – 30 anos em fatos e fotos, em formato físico e digital, como uma das últimas ações da gestão, que é concluída neste ano de 2021.
O momento também foi de prestação de contas, quando uma revista, também em formato impresso e digital, foi apresentada, trazendo o Relatório da Gestão do Biênio 2019-2021, que também foi resumido em vídeo institucional apresentado aos presentes e ao público do Youtube.
Para o presidente, desembargador Mozarildo Cavalcanti todos os resultados alcançados pelo Poder Judiciário de Roraima não seriam os mesmos se não fosse pela atuação harmônica e respeitosa dos três poderes (executivo, legislativo e judiciário), pela forte parceria institucional com o Ministério Público e Advocacia Pública e Privada, além de instituições como a Prefeitura de Boa Vista, que contribuiu para projeto de proteção à infância, e a Operação Acolhida, atuando conjuntamente na resolução da questão migratória em Roraima.
“Foram muitos resultados positivos que não seriam possíveis sem os investimentos em inovação e tecnologia, mas, sobretudo, sem a dedicação dos magistrados do TJRR, que conseguiram aliar qualidade a produtividade, sempre se dedicando aos mutirões, programas de qualificação e a projetos sociais como o Cives, Justiça Fluvial, Justiça Itinerante e Justiça Comunitária. E não foi diferente com os servidores, que sempre atuaram em todas as ações do tribunal, garantindo os melhores serviços para a população e a produtividade do judiciário”, declarou.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, que participou de maneira virtual da solenidade, destacou que apesar do TJRR ser o menor tribunal do país pôde apresentar o melhor desempenho de todos, reconhecido pelo selo Diamante, concedido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
“Conseguimos fazer muito com pouco. E quero destacar essa administração pelos avanços tecnológicos, pela visão estratégica, pelo investimento em capacitação, valorização das pessoas e atenção com o controle interno. Todas essas ações fazem com que esteja colhendo agora os bons resultados”, comentou.
O governador do Estado, Antônio Denarium, declarou orgulho pelo Poder Judiciário de Roraima, reconhecido pelo CNJ como um tribunal de referência para todo o país. “Quero parabenizar o Tribunal de Justiça de Roraima por todo o trabalho, esforço e dedicação que vem tendo, tornado a vida das pessoas melhor”, ressaltou.
O presidente da ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima), deputado Soldado Sampaio também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo TJRR, sobretudo na área de conciliação. “Parabenizo pelo serviço de excelência disponibilizado à população roraimense, que hoje tem o melhor tribunal do país. E destaco aqui o empenho para a promoção da conciliação, que considero ser o caminho menos traumático para resolução de conflitos. É isso que a sociedade precisa, menos conflitos e mais celeridade”, afirmou.