A nova unidade foi construída em área própria do Poder Judiciário de Roraima, e além da estrutura padrão dos fóruns conta com espaço para atendimento de imigrantes e indígenas.
Foto: Nucri
A solenidade de inauguração foi virtual, realizada nesta sexta-feira, dia 29, por meio do sistema Scriba do TJRR
O município de Pacaraima passa a contar a partir desta sexta-feira, dia 29, com uma nova estrutura do Poder Judiciário. Foi inaugurado em solenidade virtual o novo Fórum da Comarca de Pacaraima, Advogado Humberto Teles Machado de Souza, localizado na avenida Monte Roraima, no bairro Vila Nova. A unidade foi construída em área própria do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) e, além da estrutura padrão dos fóruns, conta com espaço para atendimento de imigrantes e indígenas.
As novas instalações totalizam 779,62m² de área construída, composta por: secretaria; salas de audiência; salas de testemunhas; salão do júri; gabinetes de magistrados; sala de videoconferência; sala de depoimento especial; espaço para OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima); celas; estacionamento; entre outros ambientes.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, que conduziu a inauguração virtual, por meio do Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências), lembrou que até então o Poder Judiciário atuava no município em um prédio alugado e sem as condições adequadas para o trabalho de magistrados e servidores, além do recebimento da população.
“Conseguimos agora, com esforços envolvendo diversos secretários e equipes, entregar para a sociedade um prédio moderno, um pouco menor que os outros fóruns, seguindo a tendência de que as secretarias passarão a ser cada vez mais virtuais e unificadas, e levando em conta ainda o funcionamento da Secretaria Remota, inaugurada no ano passado. Certamente, com essa nova estrutura, será possível atender à população de Pacaraima que tanto precisa da presença do Poder Judiciário”, destacou.
O juiz titular da Comarca de Pacaraima, Cleber Gonçalves, ressaltou a realidade atual do município, porta de entrada da crise migratória da Venezuela, e os esforços da atual gestão em atender a todas as demandas que passaram a fazer parte do volume de ações que a unidade judicial já desenvolvia.
“Esse aumento de população em Pacaraima, devido à questão migratória, ocasiona impacto em diversos setores públicos, e não é diferente no Poder Judiciário, que acaba sendo responsável por se adequar à nova realidade e enfrentar a crise imigratória. É importante também ressaltar o projeto Cives [Centro de Cidadania para Imigrantes e Indígenas], implementado pela atual gestão no ano passado. Durante esse curto período, diversos processos tramitaram nessa comarca relacionados a imigrantes, principalmente com relação a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E nesse prédio existe um local apropriado para o desenvolvimento do Cives. Hoje, realmente é motivo de celebrar, sendo fornecido um local adequado de trabalho compatível com a alta demanda”, declarou.
O presidente da OAB-RR, Edinaldo Vidal, afirmou que essa inauguração é motivo de orgulho para a Advocacia do Roraima. “Levando em conta as peculiaridades da cidade, já elencadas pelo juiz Cleber Gonçalves, queremos dar os parabéns para a gestão do desembargador Mozarildo Cavalcanti, que além de ter atuado sempre promovendo parcerias e a harmonia institucional, foi sensível às necessidades daquela comarca, entregando com condições de promover a dignidade no município de Pacaraima. A advocacia está orgulhosa”, destacou.