O calendário iniciou em setembro, mas até o dia 22 de dezembro devem ser concluídas as etapas de 2020
Fotos: reprodução vídeo
Os trabalhos de verificação têm sido realizados via videoconferência devido à situação de pandemia de Covid-19
Para mensurar e estabelecer padrões nos serviços internos e externos do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), está em andamento um cronograma de auditorias que iniciou no mês de setembro deste ano.
Os trabalhos, realizados por videoconferência, são conduzidos por dirigentes do Poder Judiciário e consultores da norma ISO 9001 (International Organization for Standardization) - norma internacional que prevê padrões, requisitos e regras que as organizações devem adotar para a garantia da qualidade dos serviços prestados.
O plano de auditoria, segundo o consultor da ISO 9001, Salvador Cantazaro, segue os padrões da norma e consiste na análise detalhada de documentos fornecidos pela Vara, que revelem um mapeamento sobre o funcionamento e andamento da gestão judicial da unidade.
Neste mês de dezembro foi estabelecido um cronograma extenso de auditorias, com início no último dia 17 e previsão de término para o dia 22 de dezembro. A primeira unidade a dar continuidade ao processo de auditoria, que inclui avaliações sobre procedimentos internos e externos, foi a Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, que tem como titular a juíza Daniela Schirato.
Durante a reunião, a magistrada frisou ainda que um dos objetivos principais do Poder Judiciário é buscar celeridade na efetivação dos serviços e diminuir o tempo de tramitação de processos, e assim levar mais efetividade ao trabalho prestado às pessoas que buscam os serviços da justiça.
São discutidos durante as auditorias três tipos de apontamentos: não conformidade, observações e oportunidade de melhorias. Ao final do cronograma, será realizada uma reunião do Sistema de Gestão da Qualidade para verificação de pendências e elaboração de relatório.
ISO 9001 - A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. (fonte: https://certificacaoiso.com.br/iso-9001/).
Cronograma de auditorias:
- Secretaria Unificada das Varas Criminais - 18/12 de 10 às 12h e 13 às 17h
- Auditoria Gestão da Qualidade - 21/12 - de 8h às 12h e de 13 às 14h30
- Gestão de Aquisições e Contratações – 21/12 de 14 às 17h
- Gestão de Tecnologia da Informação - 22/12- de - 8h às 9h30
- Gestão Estratégica - 22/12- de 9h às 12h
- Gestão de Pessoas – 22/12 de 13 às 16h