O trabalho é resultado de uma pesquisa que levantou as necessidades e expectativas de diversos seguimentos e tem a sociedade como centro de empatia
Fotos: Reprodução/Plano
A publicação completa pode ser acessada no endereço: https://estrategia.tjrr.jus.br/plano-estrategico-2021-2026.
“Gerenciar estrategicamente no serviço público significa garantir sinergia entre as expectativas e necessidades da população”. É com esta afirmação que é iniciada a apresentação do Plano Estratégico do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). O documento foi aprovado durante a sessão do Pleno do Tribunal do dia 16.
O conteúdo do plano, construído por um Comitê de Elaboração composto por integrantes de todas as unidades, aponta os caminhos que o judiciário deve seguir até o ano 2026. O trabalho segue ainda as diretrizes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O Planejamento começa a valer a partir de 2021.
A secretária de Gestão Estratégica do TJRR, Inaiara Sá, que integra o Comitê de Elaboração, explica que o Plano é voltado totalmente para o bem-estar dos cidadãos e cidadãs de Roraima.
“Esse trabalho coloca a sociedade como principal cliente, sendo o centro de empatia do planejamento. Isso é resultado de uma pesquisa ampla realizada, levantando necessidades e expectativas dos diversos stakeholders [termo em inglês que significa: partes interessadas], ou seja, os grupos de interesse [servidores, magistrados, jurisdicionados, advogados, membros do ministério público e defensores]”, detalhou.
O resultado é a junção de todas essas frentes de trabalho, segundo ela. “Todos trouxeram as iniciativas. Elas foram alinhadas com os ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU- Organização das Nações Unidas] da agenda 2030. Foram alinhados também com os objetivos estratégicos do CNJ e com as tendências do Futuro, analisando como vai estar o mundo em 2026”, destacou.
Segundo a secretária, com base nessas informações foram traçados objetivos, metas e sugestões de iniciativas, mas cada gestão terá liberdade para executar do jeito que preferir, diante do cenário que se apresente a cada ano.
O Plano Estratégico completo, além de ficar disponível no DJE, também poderá ser acessado no portal do TJRR, na página da SGE (Secretaria de Gestão Estratégica) no endereço: https://estrategia.tjrr.jus.br/plano-estrategico-2021-2026.