As ferramentas deverão agilizar o acompanhamento de processos, desde os sentenciados, até os paralisados, além da tramitação de novos processos e dos que já estão em andamento
Fotos: Divulgação
O projeto-piloto está em desenvolvimento desde o mês de setembro na Comarca de Bonfim, e assim que for finalizado todo o período de teste, as ferramentas serão disponibilizadas para todo o tribunal
Com a proposta de padronizar e dar mais agilidade na tramitação de processos, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) implementou um projeto-piloto na Comarca de Bonfim envolvendo a automação robótica. Estão em desenvolvimento quatro ferramentas: Robô de Impressão, Robô de Alerta de Processos Urgentes, Robô de Acompanhamento de Processos Sentenciados e Robô de Acompanhamento de Processos Paralisados. Os trabalhos iniciaram em setembro e já estão em avançado estágio com os Robôs de Impressão e de Alerta para Processos Urgentes.
O projeto é coordenado pelo presidente do CGTIC (Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação) do TJRR, o juiz Esdras Silva Pinto. Ele explicou que a iniciativa surgiu para garantir o aumento da performance no trabalho do Poder Judiciário.
“Com a informatização do processo, as possibilidades de automação por robôs se tornaram uma realidade. Vendo essas possibilidades, foram feitas pesquisas sobre como poderiam ser feitas essas automações. Várias delas foram feitas no próprio código do Projudi [Processo Judicial Digital]. A tecnologia permite que procedimentos burocráticos repetitivos e que exigiam uma certa atenção dos servidores, possam ser delegadas a robôs”, explicou.
Segundo ele, dentre os resultados esperados está a melhor administração da gestão processual das unidades, aumentando assim a assertividade, a correção dos movimentos e a potencialização do trabalho. “Tudo isso promoverá uma prestação jurisdicional de maior qualidade e velocidade”, enfatizou.
Conheça como cada um funciona
Robô de Alerta de Processos Urgentes: Realiza buscas no Projudi automaticamente em horários predefinidos. Ao encontrar um processo urgente, o robô imediatamente envia uma mensagem para o aplicativo de mensagens do celular ou e-mail ao gestor do processo.
Robô de Acompanhamento de Processos Paralisados: Busca os processos paralisados no Projudi e os exibe numa planilha no Gdriver (Google driver). Os processos são divididos por período e exibidos graficamente por área de atuação.
Robô de Acompanhamento de Processos Sentenciados: Alimenta diariamente uma planilha no Gdriver (Google driver) com todos os processos sentenciados/arquivados no dia anterior, auxiliando no acompanhamento de metas.
Robô de Impressão: Busca informações do processo em uma planilha compartilhada entre as SJRI (Secretaria Judicial Remota do Interior) e as demais comarcas; em seguida, acessa o Projudi e realiza as impressões nos equipamentos das comarcas que solicitaram.