O compartilhamento de experiências foi o ponto alto da 6ª edição do Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário
Fotos: Divulgação
O evento foi realizado em formato virtual e contou com a participação de profissionais das unidades de Auditoria e Controle Interno dos diversos Tribunais do País
Promover o desenvolvimento das áreas de Auditoria e controle Interno, em alinhamento com as diretrizes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), foi im dos principais objetivos do 6º Fórum de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Poder Judiciário, que teve as atividades encerradas nesta sexta-feira, dia 23.
Na avaliação da coordenadora do NAI (Núcleo de Auditoria Interna) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), Elaine Assis, uma das principais contribuições do evento foi o compartilhamento dos casos de boas práticas de outros tribunais, apresentados de forma direta e prática.
“Outro aspecto relevante foi a ênfase no papel estratégico e autônomo que deve desempenhar a unidade de auditoria para contribuir com o aperfeiçoamento da gestão. Quando a auditoria contribui para a melhoria da gestão, ela ajuda a transformar a vida daqueles que necessitam da justiça, que terão acesso a serviços públicos de maior qualidade”, frisou, ao reforçar que o Fórum provocou a reflexão sobre a necessidade de modernizar o perfil do profissional de auditoria e a importância da comunicação colaborativa entre auditores e gestores.
Nesta edição, foram abordadas três linhas de defesa: gerenciamento eficaz de riscos e controles, o impacto da pandemia frente às ações da auditoria interna e os principais aspectos das Resoluções nº 308/2020 e 309/2020 do CNJ.
O evento é anual e os temas desta edição foram debatidos por meio de palestras ministradas por especialistas. Ocorreu ainda a apresentação de boas práticas adotadas em Tribunais e Conselhos do seguimento.
Para detalhes sobre o evento e acesso a conteúdos trabalhados durante os três dias, os interessados podem acessar o site: https://sextoforumdeboaspraticas.tjmt.jus.br/inscricao.html.