Para obter a comprovação internacional de serviços de qualidade, o TJRR vem aprimorando procedimentos e agora está na fase de comprovação dessas melhorias
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As auditorias estão sendo realizadas por videoconferência, com o suporte de uma consultoria para que o Poder Judiciário de Roraima garanta o cumprimento de todas as normas necessárias
Com a proposta de elevar o nível da prestação jurisdicional, ou seja, prestar o melhor serviço às pessoas que buscam atendimento no judiciário, o Sistema de Gestão da Qualidade de Fluxos de Trabalho no Poder Judiciário de Roraima, que vem sendo implementado desde o ano de 2019, nesta sexta-feira, dia 25, passou para uma nova etapa: a realização de auditorias internas. Os trabalhos iniciaram pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosa, passando pela Gestão de Contratos e Aquisições, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, até a Presidência.
O presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou que essa é uma das ações do Judiciário para a excelência em qualidade.
“Nos últimos anos, o TJRR tem se destacado pela produtividade elevada, mas também tem investido muito na qualidade. Em 2019 demos inicio a um programa de gestão de qualidade que tem duas vertentes: a qualidade da prestação jurisdicional, envolvendo as próprias decisões judiciais, por meio do QualiJus [Programa de Gestão da Qualidade da Prestação Jurisdicional]; e a gestão dos fluxos de trabalho nas unidades judiciais e administrativas, através do SGQ [Sistema de Gestão da Qualidade]. Um dos resultados da gestão dos fluxos foi a obtenção de um nível de qualidade que permite a certificação internacional ISO 9001”.
Agora, para a certificação, as auditorias estão sendo executadas por um grupo de servidores do Poder Judiciário, conduzidas pelo consultor da ISO 9001 (Organização Internacional de Normalização), Fábio Didier. São avaliados, principalmente, a padronização dos serviços a partir do que preconiza a norma.
Durante as auditorias são discutidos três tipos de apontamentos: não conformidade, observações e oportunidade de melhorias. Também são apresentados e indicados os índices de atendimentos às pessoas que buscam os serviços da Justiça.
A gerente de projetos do Poder Judiciário, Aline Mabel Aquino, informou que a realização desse trabalho está ocorrendo conforme um cronograma, que deve ser cumprido até a semana que vem, passando então para uma nova etapa de implementação desse processo em busca da garantia da excelência da atuação do TJRR junto à sociedade de Roraima.
“As auditorias internas do Sistema de Gestão da Qualidade, recentemente implantado no TJRR, compõem um primeiro passo para verificar se os trabalhos estão de acordo com a norma. É importante verificarmos a maturidade do sistema, para saber se está devidamente implantado e estamos atendendo à ISO 9001”, comentou.
ISO 9001 - A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. (fonte: https://certificacaoiso.com.