Vistorias e instruções em etapas teóricas e práticas sobre situações de emergência são parte do conteúdo levado até magistrados e servidores das unidades do judiciário de Roraima
Fotos: Orib Ziedson
O trabalho busca, principalmente, revisar equipamentos como, extintores de incêndios, mangueiras e botijas de gás; além de ministrar instrução para servidores sobre a utilização
Com foco na prevenção e segurança institucional, a guarnição de militares do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar), que atua no TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), iniciou as vistorias e treinamentos nas comarcas localizadas no interior do Estado. Já foram atendidas as Comarcas de Caracaraí e Bonfim.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Wenderson Carlo Brito, que integra a guarnição do Poder Judiciário, afirma que o trabalho, além de preventivo, é importante, pois magistrados, servidores, terceirizados e estagiários precisam estar familiarizados com as ações de segurança e saber como agir em casos de possíveis emergências.
“Durante as vistorias são verificados principalmente extintores de incêndios. Levamos também a instrução de como proceder durante a utilização. São ministradas orientações técnicas de como agir em casos de acidentes com botijas de gás, quais os devidos cuidados que precisam ser tomados. Além de orientar como identificar a validade dos registros e mangueiras de gás”, comentou.
Ele explica ainda que o trabalho também compreende analisar a funcionalidade dos extintores de incêndio dos prédios e dos hidrantes, assim como a sinalização de emergência, a fim de constatar que todos estejam aptos para uso caso seja necessário.
Para o juiz titular da Comarca de Caracaraí, Pedro Machado Gueiros, essa ação do Corpo de Bombeiros dentro Poder Judiciário é fundamental. “São eles que nos protegem, seja de forma preventiva ou com a indicação necessária de pontos de fuga em casos de emergência. Esse trabalho nos auxiliará, principalmente, no âmbito preventivo, em situações de perigo. Como juiz titular e gestor da Comarca, é uma satisfação contar com essa equipe e, claro, com sensação de mais segurança no trabalho”, destacou.
Em Bonfim, o trabalho também foi aceito de forma consciente sobre a necessidade da ação. O juiz Nildo Inácio, que recebeu os militares, afirma que além da vistoria realizada em extintores de incêndios, botijas de gás e demais equipamentos que integram os itens de segurança e prevenção, as instruções práticas e teóricas sobre como agir em situações de emergência e de que modo operar extintores de incêndio são bem-vindas para agregar segurança no dia a dia de trabalho.
“Foi importante no sentido de sabermos como nos comportarmos em situações reais de emergências, especialmente as relacionadas a fogo. Foi uma visita proveitosa e produtiva. Isso deixa todos os agentes públicos da unidade em situação de segurança. Com isso, estamos conscientes sobre a conduta adequada em situação de emergência”, comentou o magistrado.
Na agenda de vistorias está a Comarca de Pacaraima, prevista para esta terça-feira, dia 29; na quarta-feira, dia 30, as Comarcas de Mucajaí e Alto Alegre. Quinta-feira, dia 1o de outubro, será a vez das unidades judiciais localizadas nos municípios de São Luís e Rorainópolis.