Foram quatro dias de trabalho, por meio da ferramenta de Inteligência Artificial do TJRR, o Scriba, que deu o suporte para que as oitivas fossem realizadas a distância
Fotos: Divulgação
Todos os depoimentos foram tomados por meio eletrônico
A pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), fez a rotina de trabalho mudar, mas sem alterar a produtividade do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). Prova diso é que recentemente, a Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas realizou audiência virtual, em que foram ouvidos, 27 testemunhas e 14 acusados de fazer parte de uma organização criminosa. Todos estavam acompanhados de nove advogados.
O procedimento foi realizado por meio do Scriba (Sistema de Inteligência Artificial de Audiências e Videoconferências) e conduzido pela juíza titular da Vara, Daniela Schirato. As audiências duraram ao todo, quatro dias.
Para a realização das as audiências por videoconferência no Scriba, o Poder Judiciário de Roraima se utiliza da internet e auxílio por linhas telefônicas, em que os computadores e aparelhes celulares são interligados.
Para que as audiências virtuais sejam possíveis, a gestão do TJRR tem investido cada vez mais no atendimento virtual e telefônico. No caso da atuação da Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa, o trabalho tem sido viabilizada com o suporte de aplicativo de mensagem e (95- 98406 9316) destinado ao atendimento remoto e sala virtual para audiências: https://audiencias.tjrr.jus.br/mod/bigbluebuttonbn/view.php?id=14538.