Os materiais foram adquiridos com recursos da Vepema e foram doados seguindo critérios do Conselho Nacional de Justiça
Fotos: Orib Ziedson
As doações de equipamentos e materiais adquiridos pelo TJRR para o combate ao Covid-19 foram realizadas na manhã desta segunda-feira, dia 27, no Palácio da Justiça
Pela segunda vez em menos de um mês, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) promove mais uma ação voltada para o combate ao Coronavírus (Covid-19) no Estado. Mais de R$ 400 mil em equipamentos e materiais destinados a ações de prevenção em saúde, que foram adquiridos com recursos da Vepema (Vara de Penas e Medidas Alternativas), foram doados à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) e Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania).
Durante a solenidade de entrega, o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, fez questão de garantir que a intenção do Poder Judiciário de Roraima é continuar contribuindo para o combate dessa doença no Estado.
“Esses recursos, que normalmente são destinados a entidades e instituições de cunho social, estão sendo empregados no combate à pandemia em Roraima. É uma medida que se soma àquelas já tomadas para a proteção de servidores, magistrados e público que busca os serviços do TJRR. A intenção é seguir contribuindo na medida das nossas possibilidades”, declarou.
Ao todo, foram doados 150 kits com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e itens de limpeza, além de 10 máquinas de costura e material para confecção de máscaras, que deverão ser utilizadas no sistema prisional estadual; e 250 kits contendo máscaras, gorros, álcool em gel, luvas e materiais de limpeza, que deverão ser empregados para uso no HGR (Hospital Geral de Roraima).
Essa é a segunda vez que o TJRR realiza esse tipo de doação. A primeira doação ocorreu no último dia 16 de abril, para o Hospital de Campanha da Operação Acolhida, voltado ao atendimento de imigrantes e de brasileiros. Na ocasião, também foram doados equipamentos de limpeza e prevenção, além de materiais para confecção de EPI's.
Segundo o titular da Vepema, juiz Alexandre Magno, ao todo, até agora, a Justiça Estadual já disponibilizou R$ 500 mil em materiais e equipamentos destinados ao combate e à prevenção do Coronavirus em Roraima. “A intenção é seguir promovendo esse tipo de doação com recursos provenientes de multas e penas pecuniárias”, afirmou.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, afirmou que essa doação recebida ajudará muito, pois os materiais produzidos a partir dos equipamentos e materiais recebidos serão utilizados dentro do próprio sistema prisional.
“Nós temos um projeto chamado Renascer, em que já tínhamos uma pequena oficina de corte e costura e que, com essa ajuda, deveremos aumentar a produção. As máscaras e jalecos produzidos pelos reeducandos da Cadeia Pública Masculina e as reenducandas da Cadeia Feminina deverão servir para o sistema prisional e para o sistema de saúde também”, explicou.
A diretora do HGH, Débora Maia, também comemorou a doação, pois, segundo ela, há um consumo muito grande desse tipo de produto e material. “Toda parceria é bem-vinda, sobretudo nesse momento em que a demanda da população pelos serviços de saúde aumenta e, por isso, não está fácil para o Brasil inteiro fazer as aquisições necessárias para atender às necessidades dos pacientes e para proteger nossos profissionais. Essa doação, com certeza, vai minimizar o nosso déficit e ajudará para oferecermos a assistência mais adequada à população”, declarou.