A partir de agora, será feito um relatório formal da semana com relação ao andamento dos casos de entrada de reeducandos e sobre a evolução dos casos confirmados de Covid-19
Fotos: Divulgação
Na sala virtual Covid-19, autoridades de Roraima e de Brasília (DF) discutiram as ações que estão sendo executadas nas unidades prisionais do Estado
Nessa sexta-feira, dia 24, a equipe da VEP (Vara de Execuções Penais) do TJRR se reuniu em videoconferência com autoridades locais e do Depen (Departamento Nacional Penitenciário) para tratar sobre as precauções referentes ao novo Coronavírus (Covid-19) nas unidades prisionais do Estado.
A titular da VEP, juíza Joana Sarmento, informou que na reunião foi possível fazer um alinhamento seguro entre as instituições quanto às medidas de segurança, prevenção e tratamento da Covid-19 dentro das instituições penais. Segundo relatórios do Governo do Estado, hoje, dentro das unidades prisionais existem oito reeducandos infectados com o novo Coronavírus.
“A reunião teve como pauta principal realizar o nivelamento das ações tomadas. Hoje, todas as unidades prisionais estão com equipes médicas fazendo acompanhamento periódico dos reeducandos. Existe ainda, conforme informações prestadas durante a reunião, uma equipe extra que faz a suplementação dos atendimentos daqueles presos que apresentarem problemas de saúde pelo contágio ou suspeita de contaminação pelo Covid-19”, destacou a magistrada ao ressaltar que os casos atuais estão sendo tratados e não há, até o momento, reeducando com estado agravado da doença.
Dentre as deliberações principais da reunião realizada por meio de videoconferência, ficou estabelecido que cada instituição prisional fará o próprio isolamento. Novos presos que ingressarem no sistema prisional serão alocados na ala 16 da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) após serem devidamente avaliados por equipe de saúde. Além disso, foi definido ainda que haverá médicos e equipe de saúde dentro de cada unidade.
A partir de agora, toda sexta-feira será feito um relatório formal da semana com relação ao andamento dos casos de entrada de reeducandos e sobre a evolução dos casos confirmados de Covid-19.