O trabalho diferenciado deverá permanecer sendo promovido até o dia 30 de abril
Fotos: Nucri
Tendas e demais itens de saúde e segurança foram estruturados para atender a quem busca pelos serviços
Em cumprimento às recomendações da Corregedoria-Geral de Justiça do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), baseadas nas orientações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), os cartórios do Estado têm passado por modificações na forma de atender ao público, visando promover medidas de segurança em saúde diante da situação de pandemia do Coronavírus (Convid-19) que o mundo está passando.
Além das equipes dos cartórios estarem atuando em regime de plantão, como sugerem as recomendações do judiciário, e disponibilizando álcool em gel, máscaras e luvas, quando necessário, os cartórios montam ainda uma estrutura externa para atender às pessoas que necessitam de serviços urgentes e não podem realizar pela internet.
O procedimento de atendimento direto é realizado obedecendo à marcação de lugares com, pelo menos, dois metros de distância entre cada pessoa, organizadas em tendas na área de estacionamento das unidades cartorárias.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destaca que a orientação em todo o judiciário é buscar formas de seguir atendendo à população, mas da maneira mais segura possível, para servidores e público; e isso vale, inclusive, para os serviços extrajudiciais.
“O Poder Judiciário também atua junto ao sistema cartorário; e por isso é necessário ter um olhar para o sistema de trabalho na área extrajudicial também, buscando preservar a saúde de todos. A Corregedoria está à frente desse trabalho de orientação e controle para que os trabalhos não parem, mas de uma maneira que todos permaneçam seguros”, explicou.
O corregedor-geral de Justiça do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Almiro Padilha, explica que a intenção é não só orientar, mas incentivar que todos adotem as medidas emergenciais de segurança em saúde, visando garantir, principalmente, a saúde daqueles que precisam trabalhar neste período e da população.
“Por meio das recomendações e orientações, baseadas no CNJ, incentivamos os cartórios neste período delicado a tomarem medidas de proteção à população e também a todos os funcionários que atuam na linha de frente destes estabelecimentos”, explicou.
Para muitos que necessitam dos serviços cartorários, as orientações do Poder Judiciário estão fazendo a diferença. É o caso da usuária dos serviços Franceli Mota, que, em busca da autenticação do documento do veículo, procurou atendimento presencial e disse considerar importante as medidas de segurança estarem sendo seguidas à risca. “Está ótimo o atendimento desta forma. Temos a sensação de segurança, pois sair de casa neste período de incerteza sobre a nossa saúde e dos demais é complicado”, declarou.
A dona de casa Luciana Castro Araújo também estava buscando o serviço de autenticação que só poderia ser feito presencialmente. Ela chegou recentemente ao Estado, e por isso está precisando regularizar algumas documentações. “Tudo em ordem aqui. Estamos sendo bem atendidos. Mesmo com essa pandemia, podemos encontrar serviços oferecidos com segurança”, comentou.
O trabalho diferenciado, conforme o Provimento 07/2020, publicado no DJE (Diário da Justiça Eletrônico), que estabelece as medidas de segurança emergencial de saúde pública, deve permanecer até o dia 30 de abril.
Para consultar os números e demais canais de atendimentos disponibilizados pelos cartórios e tabelionatos da Capital e do Interior, o Portal do TJRR disponibiliza a página:http://www.tjrr.jus.br/index.php/institucional/enderecos-elefones#extrajudicial.