A ação foi realizada em parceria com a Unicef para oferecer aos adolescentes melhores condições de estudo
Foto: Antônio Diniz
A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 6
A partir de agora, os adolescentes institucionalizados pelo CSE (Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho) passarão a contar com um reforço para os estudos. A Vara da Infância e Juventude do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância é um órgão das Nações Unidas) e o grupo pirilampos realizou na manhã desta quinta-feira, dia 6, a entrega de kits escolares para internos do Centro. A ação faz parte do projeto de Educação para Jovens da Vara da Infância e Juventude, que visa auxiliar crianças e adolescentes na continuidade e permanência dos estudos.
Segundo o coordenador da Vara da Infância e Juventude, o juiz Marcelo Oliveira, a ação realizada pelo TJRR é reflexo do apoio que se procura oferecer para o centro socioeducativo enquanto rede de proteção.
“Nós sabíamos da limitação da escola em adquirir o material escolar; então, por meio da realização de algumas reuniões, para implantar um projeto de educação para jovens, hoje estamos realizando essa ação, entregando os materiais que conseguimos em parceria com a Unicef”, explicou.
Conforme a oficial de Proteção da Unicef, Marcella Ulhôa, a parceria para a realização dessa ação veio de uma provocação do Tribunal para fornecer kits escolares ao CSE, para auxiliar as escolas e os adolescentes, oferecendo minimamente condições para que eles possam ir à escola e com material garantido.
“Nós montamos esses kits porque acreditamos nos adolescentes. A educação é uma ferramenta poderosíssima de mudança e o centro socioeducativo é um lugar onde podemos dar uma nova chance, onde há a oportunidade de educar. E para isso, você precisa dos materiais”, comentou.
O diretor do Centro, Sheine Alves, avalia esta ação entre parceiros como positiva e que deverá gerar muitos resultados para os internos. “Juntamente com o apoio do Tribunal de Justiça, da Unicef e da Pirilampos conseguimos esses kits escolares. Isso foi de extrema importância para nós. Afinal, a base para tudo é a educação. Nós mostramos que a vida deles continua, apesar das ações anteriores. E, por meio da educação, os preparamos para voltar à sociedade”, destacou.
Para a professora Luciana Dalmolin, parcerias como essas são satisfatórias. “Muitas vezes nós temos dificuldades para oferecer aos alunos certos materiais necessários para o aprendizado. E essas ações sempre serão produtivas, visto que é a partir delas que temos a melhora dos socioeducandos”, afirmou.
Os kits entregues para os adolescentes contavam com um caderno de 10 matérias, caderno específico de matemática, conjunto de esquadro, régua, borracha, lápis caneta, cola e fita.