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GESTÃO DA QUALIDADE - TJRR promove capacitação para elevar nível de prestação jurisdicional em Roraima

 
 
Um dos passos para a excelência em gestão é a implementação da norma ISO 9001, que iniciou ainda no ano de 2019
 
 
Fotos: Fernando Ismaylli
Treinamento Iso 9001 para servidores do Poder Judiciário de Roraima.
Esse já é o segundo treinamento de magistrados e servidores promovido pelo TJRR para a implantação do ISO 9001
 
A segunda-feira, dia 27, foi marcada no TJRR pelo início do treinamento de magistrados e servidores das unidades judiciais para a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade de Fluxos de Trabalho no Poder Judiciário de Roraima. 
 
A intenção do treinamento é capacitar todos que atuam nas unidades judiciais, buscando elevar o nível de prestação de serviço jurisdicional com a aplicação do modelo de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001:2015. O treinamento, que vai até esta terça-feira, dia 28, está sendo executado por uma empresa especializada em consultoria de qualidade, a RS2 Consultoria.
 
Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJRR, Aluizio Vieira, que compõe o Comitê de Gestão da Qualidade do tribunal, a norma ISO 9001 já certificará três unidades do judiciário, que já receberam a capacitação, e agora o curso está sendo estendido.
 
“Após o treinamento do ano passado, foi verificada a possibilidade de certificar três unidades do  Primeiro Grau: A Secretaria Unificada das Varas Criminais, a Comarca de Rorainópolis e a Vara de Entorpecentes. É possível que no segundo semestre ou no início do próximo ano esse projeto seja estendido para outras unidades, com o viés de padronizar essas unidades com as normas do ISO 9001”, disse.
 
O consultor da RS2 Consultoria, Fábio Didier, explicou que apesar de o curso ser ministrado para servidores das unidades judiciais, o treinamento e os requisitos são os mesmos apresentados para as unidades administrativas, buscando uma padronização internacional que prevê padrões, requisitos e regras que as organizações devem adotar.
 
“Nesse curso para magistrados e servidores que estão na área finalística nós procuramos exemplificar mais sobre assuntos relacionados à atuação deles. Então, nós explicamos que com a adoção de padrões e de novas regras os servidores poderão trabalhar de uma maneira melhor, mais rápida e com mais eficácia, oferecendo ao público um melhor serviço”, explicou.
 
Para o assessor jurídico da 2° Vara Criminal, Jefferson Leitão, que está participando do treinamento, o primeiro contato com algo que é novo acaba assustando, mas traz também um pouco de curiosidade. A aplicação do curso para a implementação da norma permite a capacitação de magistrados e servidores para a implementação de boas práticas.
 
“Apesar de o curso começar agora, acredito que ele nos oferece uma nova visão de como trabalhar, de como podemos melhorar, nos mostrando que não é mais possível fazer de qualquer jeito. É preciso implementar novas práticas, para que tenhamos uma noção do todo, observando onde pode ser melhorado, trazendo uma prestação jurisdicional de qualidade”, comentou.
 
NORMA ISO 9001 – A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado. 
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
 
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