A primeira parceria com a Caer, com o objetivo de promover conciliações entre a empresa e devedores, foi realizada durante toda esta semana, de 9 a 13 de dezembro
Foto: Divulgação
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJRR atendeu a mais de 200 casos relacionados a débitos coma a Caer
Uma semana de oportunidade para aqueles que tinham pendências financeiras com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima). Essa foi mais uma ação do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que promoveu o 1º Mutirão de Conciliação em parceria com a companhia, alcançando 81% de acordos nas audiências realizadas entre devedores e a empresa.
Iniciado na última segunda-feira, dia 9, e finalizado nesta sexta-feira, dia 13, o mutirão resultou em acordos que chegaram ao montante de R$ 1.303.854,52 negociados no Cejusc, e mais R$ 878.601,05 em débitos negociados com outros clientes que compareceram ao Setor de Atendimento da Caer.
O assessor jurídico do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), que atua em conjunto com o Cejusc, Shiromir Eda, explicou que a parceria entre o TJRR e a Caer foi iniciada em outubro deste ano, visando, além da realização das sessões de mediação e conciliação nos Cejuscs, levar a cidadania à população, quebrando a cultura do litígio e contribuindo para a evolução dos meios adequados de solução dos conflitos.
Segundo ele, nesta primeira ação a empresa encaminhou ao Cejusc de Boa Vista reclamações com demandas de cobrança que ainda não haviam sido ajuizadas, em que a matéria envolvia o fornecimento de água. Na sequência, os clientes foram convidados para participar das sessões de conciliação, conduzidas por conciliadores e mediadores treinados e capacitados pelo TJRR.
“Nesse primeiro evento, as negociações resultaram em uma oportunidade para os clientes, pois a empresa ofereceu condições inéditas, como o desconto de até 100% sobre juros e multas, com o parcelamento dos débitos em até 60 vezes na própria fatura de consumo, ou em até 12 vezes no cartão de crédito”, explicou, lembrando também que a companhia ainda reduziu o percentual da entrada para todos os parcelamentos, que foi de apenas 10% do valor negociado. “Além disso, se comprometeu a promover a baixa em eventuais restrições de crédito no prazo de cinco dias úteis, tão logo seja iniciado o pagamento da primeira parcela do acordo, além do restabelecimento do fornecimento de água em até 24 horas”.
Para os interessados em buscar o auxílio do TJRR para a realização de outros tipos de acordos, o Cejusc Cível de Boa Vista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, localizado na Praça do Centro Cívico, número 666, no Centro, andar térreo. O Centro atende demandas pré-processuais e processuais nas áreas Cível e Fazendária; e processuais, nas de Família e Juizados Especiais Cíveis. Para outras informações, o telefone de contato é (95)3198-4781.