.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

METAS DO CNJ -TJRR ultrapassa índice nacional para conciliações

 
A meta 3 do CNJ incentiva os tribunais brasileiros a trabalharem intensamente a conciliação como instrumento da pacificação social 
 
Fotos: Antonio Diniz  
Conciliação no Tribunal de Justiça de Roraima.
Ao todo, no ano de 2019 foram homologadas 7.631 sentenças/decisões por meio de acordos. Um percentual acima de 100%
 
 
 
O ano de 2019 está fechando para o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) com mais uma conquista. Ao todo, este ano foram homologadas 7.631 sentenças/decisões por meio de acordos. Apenas no mês de outubro, quando o Poder Judiciário realizou o Mês Estadual da Conciliação- o ConciliaRR (Concilia Roraima)- foram efetivados 1.453 acordos, com um índice de conciliação de 44,12%, acima da média nacional. 
 
Todo esse trabalho resultou em um percentual de 108,23% para a meta 3, estipulada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que visa elevar o índice de conciliação em dois pontos percentuais em relação ao ano anterior. Em 2018, o TJRR obteve o índice de 13,2%, ainda acima da média nacional, que é de 10,4% entre os tribunais estaduais.
 
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, comemora a conquista, pois, segundo ele, os resultados alcançados comprovam as vantagens da conciliação, um método que atualmente se apresenta como a melhor forma de solucionar conflitos.
 
“Este resultado mostra que o Poder Judiciário de Roraima está no caminho certo ao promover intensamente a conciliação como a forma mais rápida, barata e justa de se resolver os conflitos. Muitas vezes, nas audiências de conciliação e mediação, soluções rápidas e mais satisfatórias são encontradas, pois são construídas entre as partes envolvidas, não apenas em uma decisão de um juiz. No fim, todos saem ganhando", explicou.
 
O texto da Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça deixa claro que a conciliação é um instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios. Ocorre por solução encontrada pelas próprias partes em conversação mediada pelo juiz ou conciliador.
 
A meta visa promover ainda a adoção de práticas autocompositivas para a conciliação e a mediação, considerando sua efetividade com resultados positivos na pacificação social, solução e prevenção de litígios, redução da excessiva judicialização dos conflitos de interesse e, consequentemente, redução do acervo de processos no Poder Judiciário.
Desembargador Almiro Padilha.
 
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, considera que a conciliação é o futuro do judiciário. “A conciliação e a mediação colocam fim ao litígio. Muitas vezes, as partes chegam em uma audiência sem trocar uma palavra sequer e ao final se abraçam, se cumprimentam, e às vezes se reaproximam. O objetivo do Direito é a paz social e só atingimos isso com a mediação e conciliação. O futuro da magistratura, do judiciário, passa necessariamente por aumentar os índices de conciliação. Criamos mecanismos para incentivar a conciliação e mediação”, destacou.    
 
O Tribunal de Justiça de Roraima tem incrementado e construído novos mecanismos para incentivar e facilitar o processo de conciliação. Atualmente, possui o Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e os Cejuscs (Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania).  
 
No total, em Roraima existem nove Cejuscs e estão localizados em todas as comarcas do Estado: Cejusc Alto Alegre, Cejusc Bonfim, Cejusc Caracaraí, Cejusc Cível de Boa Vista, Cejusc Itinerante, Cejusc Mucajaí, Cejusc Pacaraima, Cejusc Rorainópolis e Cejusc São Luiz. Além disso, o TJRR conta com a Câmara de Conciliação da Saúde, que tem por finalidade auxiliar em questões relacionadas ao direito fundamental à saúde de maneira mais rápida e amigável, evitando que novas ações deem entrada no Poder Judiciário de Roraima.
 
Para ter acesso às ferramentas de conciliações disponibilizadas pela Justiça Estadual, quem mora no interior pode buscar a comarca do município. Na Capital, tanto o Cejusc Cível quanto o Nupemec e a Câmara de Conciliação da Saúde funcionam no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, localizado na Praça do Centro Cívico, número 666, Centro, andar térreo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, atendendo às demandas pré-processuais e processuais na área Cível e Fazendária; e processuais, na de Família e Juizados Especiais Cíveis. O telefone de contato para obter outras informações é o (95)3198-4781.
 
SOBRE AS METAS - As Metas Nacionais do Poder Judiciário representam o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, buscando proporcionar à sociedade serviço mais célere, com maior eficiência e qualidade.
 
Tradicionalmente, as Metas Nacionais são votadas e aprovadas pelos presidentes dos tribunais no ENPJ (Encontro Nacional do Poder Judiciário), evento organizado pelo CNJ que ocorre anualmente e que reúne a alta administração dos tribunais brasileiros.
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte